Geral

Samu nas Escolas: Projeto abre 46 vagas para novos acadêmicos

As inscrições tiveram início na última sexta-feira (8) e prosseguem até o dia 13 de fevereiro

Publicado: | Atualizado em 12/02/2019 08:27


As inscrições tiveram início nesta sexta-feira (8) e prosseguem até o dia 13 de fevereiro (Crédito: Olival Santos)
As inscrições tiveram início nesta sexta-feira (8) e prosseguem até o dia 13 de fevereiro (Crédito: Olival Santos)

Geral – O projeto “Samu nas Escolas”, visa conscientizar crianças e adolescentes sobre os prejuízos que os trotes causam ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com atividades lúdicas, dinâmicas e dramatizações, o propósito é que eles se tornem agentes multiplicadores desse conhecimento. Para reforçar a equipe de acadêmicos do projeto de extensão, executado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foram abertas 46 vagas para o ano de 2019, com o lançamento do edital 001/2019 da Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal.

As ações são desenvolvidas com crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares da capital alagoana. As inscrições tiveram início na última sexta-feira (8) e prosseguem até o dia 13 de fevereiro. Podem concorrer às vagas os alunos de Enfermagem, Serviço Social e Medicina de faculdades e universidades de Maceió.

De acordo com Goretti Bastos, assistente social do Samu Maceió, as atividades acontecem todas as sextas-feiras. Do total de vagas, 28 serão destinadas para o período da manhã e as outras 18 para o turno da tarde. “Todo o processo será dividido em três etapas e, para isso, o candidato deve preencher o formulário de inscrição, passar por uma entrevista e apresentar um tema envolvendo casos de urgência e emergência. Após a seleção dos novos acadêmicos, eles passarão por uma capacitação em primeiros socorros”, explicou a assistente social.

Durante as atividades, as crianças aprendem o que fazer em situações de urgência como engasgos, quedas, choque elétrico, desmaios e queimaduras. Goretti Bastos ainda falou sobre a dinâmica utilizada pelo projeto junto às crianças. “As turmas são divididas em estações com temas diferentes e as informações passadas para os alunos são de fácil assimilação. O propósito é que eles se tornem agentes multiplicadores desse conhecimento e possam orientar as famílias, vizinhos e colegas sobre quando ligar ou não para o 192, evitando passar trotes”, afirmou.

+ Mesmo com redução de 19%, número de trotes ao Samu Alagoas continua alto

Para o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu, esse projeto tem trazido resultados excelentes para a instituição, em relação a redução das chamadas falsas. “O Samu nas Escolas é o nosso projeto mais importante, voltado para educação e conscientização. Com as diversas ações desenvolvidas desde 2014, temos diminuído os trotes cada vez mais. Ano passado, o índice dessas ligações criminosas, somente para a Central do Samu Maceió, foi de 54%, mas esse número já chegou a passar dos 70%”, salientou, ao acrescentar que em 2018, a Central do Samu Maceió recebeu 361.677 ligações para o número 192, sendo 195.366 trotes, o que totalizou 54% das chamadas.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no edital, clicando aqui. Já ficha de inscrição está disponível neste endereço eletrônico (https://bit.ly/2TCOMCg). Qualquer esclarecimento pode ser obtido através do e-mail [email protected].

*com Sesau/AL

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

A primeira via da Identidade permanece gratuita | © Ascom/Perícia Oficial
Geral
Leia isso antes de emitir sua Carteira de Identidade

O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas destaca a importância dessa exigência


Divulgação
Geral
Testemunhas de Jeová iniciam campanha para convidar a comunidade para eventos especiais

Moradores de Maceió, AL e região são convidados para dois eventos especiais em março.


Marcelinho Carioca | © Reprodução
Geral
Polícia Civil solicita prisão preventiva de quadrilha suspeita no caso de sequestro de Marcelinho Carioca

A investigação sugere que eles façam parte de uma quadrilha especializada em sequestros, com a prática de forçar as vítimas a realizar transferências por meio do sistema Pix.


Matérias destaques na semana | © Reprodução
Geral
Você viu? Confira as matérias que foram destaques na semana no BR104

Separamos um combo das matérias mais lidas da semana para os nossos leitores.


Carro foi queimado em via pública | © Reprodução
Geral
Mulher descobre caso amoroso entre seu pai e marido e expõe situação nas redes sociais

A filha, ao descobrir a traição, compartilhou vídeos íntimos do pai e do marido em um motel da cidade.