Samu atendeu quase 5 mil ocorrências de acidentes de trânsito em oito meses

Só em agosto foram notificados 635 atendimentos, superando os casos de Covid-19, que desde o início da pandemia, lideravam o ranking.

Socorristas do Samu durante atendimento à vítima de acidente de trânsito | © Carla Cleto

Socorristas do Samu durante atendimento à vítima de acidente de trânsito | © Carla Cleto

Seja de gravidade ou não, praticamente todos os dias acidentes de trânsito ocorrem em Alagoas. Na maioria dos casos, quando não há apenas danos materiais, o atendimento é feito por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

De acordo com a assessoria do órgão, este tipo de ocorrência está no topo do ranking dos atendimentos do Samu. Para se ter ideia, só de janeiro a agosto deste ano 4.965 vítimas do trânsito foram atendidas e encaminhadas para hospitais em todo o Estado.

Conforme os dados levantados e divulgados pelo Núcleo de Estatísticas do Samu Alagoas, o socorro às vítimas de acidentes de trânsito representa cerca de 20% entre todas as 23 categorias de ocorrências registradas em território alagoano.

Só em agosto foram notificados 635 destes atendimentos, superando os casos de Covid-19, que desde o início da pandemia, lideravam o ranking. Além das medidas preventivas de segurança, é importante saber como proceder com as vítimas em casos de acidente.

Segundo a médica e supervisora do Samu Alagoas, Josileide Costa, ao presenciar um acidente, é necessário ligar imediatamente para o Samu, através do número 192, para receber as informações adequadas. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

“A orientação é sempre manter as vítimas na mesma posição enquanto aguarda o resgate. Como nem todo mundo tem conhecimento técnico para os procedimentos médicos, remover o acidentado pode ser muito prejudicial, levando a sequelas, muitas vezes irreversíveis e, até a óbito”, explica.

Além de atender vítimas de acidentes de trânsito, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência atua em ocorrências com vítimas de quedas de altura, ferimentos por arma branca e arma de fogo, afogamentos e queimaduras.

O Samu também pode ser acionado para atender casos obstétricos, casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), casos suspeitos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Covid-19 com quadros suspeitos ou confirmados, bem como solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.

*Com informações do Samu