Saiba quando surgiu o Dia do Vinil no Brasil

A clássica mídia continua sendo utilizada e impressa, porém, em uma escala menor do que já foi um dia.

Disco de Vinil | © Reprodução

Disco de Vinil | © Reprodução

Nesta quarta-feira (20/04), é comemorado o Dia do Vinil. Criado em 1940 e utilizado durante décadas por muitos brasileiros, até o surgimento do CD e de outras mídias digitais que vêm sendo utilizadas no mercado fonográfico, o vinil tem o seu público de consumidores.

Também conhecido como LP (Long Play), a reprodução do disco de vinil só é permitida através de um equipamento específico, como um “toca disco ou vitrola”. Grandes fabricantes de equipamentos eletrônicos mesclaram alguns toca-discos com tecnologias atuais, como o USB, por exemplo.

Hoje, o vinil é utilizado apenas por colecionadores e simpatizantes do som que ele proporciona aos seus ouvintes. Outra característica bastante apreciada pelos colecionadores é a capa dos discos, que geralmente traz verdadeiras obras de arte.

Mesmo com a demanda de inúmeras mídias digitais, o vinil vem ressurgindo, não com a mesma força comercial que já obteve no passado, mas com um objetivo específico de contribuir para uma retrospectiva musical, uma vez que muitas músicas existentes nessa clássica mídia não foram prensadas em CD’s, por exemplo, sendo possível encontrá-las apenas em vinil.

Surgimento do Dia do Disco

Ataulfo Alves de Sousa | © Reprodução/Internet

A comemoração do Dia do Disco de Vinil surgiu em homenagem ao músico Ataulfo Alves, que morreu em 20 de abril de 1968. Dez anos depois, em 1978, no Rio de Janeiro, os saudosistas e colecionadores de discos decidiram escolher essa data para celebrar a sua paixão pelo vinil.