Retinoblastoma: Entenda sobre o câncer da filha de Tiago Leifert

Tiago revelou que sua filha foi diagnosticada em outubro, se trata há mais ou menos 4 meses, e já passou por 4 sessões de quimioterapia.

Criança com Retinoblastoma | © Reprodução

Criança com Retinoblastoma | © Reprodução

Neste sábado (29), o apresentador Tiago Leifert publicou um vídeo em seu perfil oficial do Instagram, onde ele revela que a sua filha Lua, de apenas 1 ano, foi diagnosticada com um tumor ocular bem raro.

Retinoblastoma é um câncer que acomete crianças, porém é raro, sendo responsável por 3% dos tipos de câncer infantil. Em 60% e 75% dos casos, a doença acontece de forma esporádica, isto é, uma célula sofre mutação e passa a se multiplicar descontroladamente. Essa forma geralmente aparece em crianças com mais de 1 ano de idade.

Os demais casos são hereditários, onde a criança sofre uma mutação num gene supressor de tumor chamado RB1, que está presente em todas as células de seu corpo, inclusive nas que vão dar origem a óvulos ou espermatozoides.

Em 90% dos casos, o Retinoblastoma tem cura. O tratamento tem como foco principal a eliminação do tumor, salvando assim a vida da criança.

Tiago revelou que sua filha foi diagnosticada por volta de outubro do ano passado, se trata há mais ou menos 4 meses, e já passou por 4 sessões de quimioterapia.

A princípio, ele e a esposa iriam manter o assunto em segredo, mas resolveram, em consenso, que levar o fato à público seria uma forma de conscientizar os pais sobre como suspeitar desse tumor.