Quem é Oswaldo, pai do ex-presidente da Palmares homenageado com estátua

Oswaldo de Camargo é poeta, crítico, historiador e um dos mais destacados escritores negros das últimas décadas.

Oswaldo Camargo | © Reprodução

Oswaldo Camargo | © Reprodução

Oswaldo de Camargo, poeta, ficcionista, crítico, historiador da Literatura e um dos mais destacados escritores negros das últimas décadas, recebeu uma estátua em sua homenagem no último sábado (30/04), na cidade de Bragança Paulista, em São Paulo.

Oswaldo nasceu em Bragança, no dia 24 de outubro de 1936. Desde cedo, ele demonstrou interesse pela música e pelo estudo, o que o levou à inclinação religiosa no Seminário Menor Nossa Senhora da Paz, em São José do Rio Preto.

Ainda na infância, o poeta conheceu a poesia dos parnasianos, e também a de Carlos Drummond de Andrade, um dos seus poetas preferidos.

Organista da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e um dos colaboradores do Correio Paulistano, Oswaldo também foi revisor do jornal “O Estado de São Paulo”, em 1959, mesmo ano onde estreou na literatura com os poemas de “Um homem tenta ser anjo”.

Por meio das redes sociais, o ex-presidente da Fundação Palmares e filho de Oswaldo, Sérgio Camargo, falou sobre a homenagem concedida ao pai, afirmando “o senhor, sim, me representa”.

“A cidade de Bragança Paulista/SP inaugurou, neste sábado, estátua em homenagem a meu pai, o escritor, poeta, jornalista e pianista Oswaldo de Camargo. Parabéns, querido pai. O senhor, sim, me representa!”, escreveu Sérgio.