Quarta-Feira de Cinza: Entenda a origem do primeiro dia que antecede a Quaresma

Essa data dá início ao período da Quaresma, também como o último dia de Carnaval

Quarta-Feira de Cinza — © Reprodução

Quarta-Feira de Cinza — © Reprodução

Geral — A Quarta-Feira de Cinza além de marcar o primeiro dia da Quaresma encerra os festejos do Carnaval. Para a Igreja Católica, esse dia é o inicio de um perídio de devoção seguido de orações e jejuns, ato que todos os cristãos católicos devem praticar como simbolo de penitência de seus pecados.

A Quaresma é o inverso de tudo que acontece no Carnaval, são 46 dias antes da Páscoa, e segundo a religião, os católicos mais praticantes passam esses dias com um estilo de vida mais cauteloso com práticas de caridades e acima de tudo com penitências.

Essa tradição surgiu na Igreja Primitiva e rapidamente foi incorporada como o ritual sacramental principalmente da Igreja Católica, por volta do século XI.

+ Após 74 anos, bloco Tudo Azul mantém tradição e reúne foliões em Murici

As cinzas comumente utilizadas neste ato sacramental, tem como origem os ramos que são abençoados e posteriormente queimados durante o ‘Domingo de Ramos’. Desta forma, a autoridade religiosa faz o desenho de uma cruz na testa do cristão católico com a cinza dos ramos misturadas com água benta.

Esse ritual era praticado no Oriente Médio na antiguidade. Na época, as cinzas eram jogadas na cabeça das pessoas como uma forma de simbolizar o arrependimento dos pecados.