Geral

O que aconteceu com padre que chamou pobres de ‘miseráveis’ em Santana do Mundaú

Em 2019, Givaldo Rocha se envolveu em uma polêmica após um vídeo em que aparece se referindo aos pobres como “raça miserável”

Publicado: | Atualizado em 14/01/2020 15:24


Geral — Em janeiro de 2019, o padre Givaldo Rocha, até então pároco da Igreja Matriz de Sant’Ana, em Santana do Mundaú, se envolveu em uma polêmica após um vídeo em que aparece se referindo aos pobres como “raça miserável”; motivo pelo qual também acabou expulso da Arquidiocese de Maceió.

A gravação foi postada na página da paróquia no Facebook no dia 20 de janeiro, quando estavam acontecendo os festejos alusivos à Padroeira da cidade. Durante o encerramento da festa, o padre emitiu uma fala que escandalizou centenas de fiéis que participavam da celebração.

No vídeo, que acabou viralizando entre os internautas, mostra quando o então líder da igreja local emite uma fala considerada preconceituosa ao tecer críticas a comerciantes e moradores da cidade. Em dado momento, ele classificou o povo pobre como ‘raça miserável’, proferindo palavras que soaram de forma pejorativa.

“Eu costumo dizer que a igreja fez a evangélica opção preferencial pelos pobres, mas pense numa raça miserável de lidar, é pobre. Com todo o respeito. Eu digo a vocês, são vocês, os pobres, que mantêm a igreja, mas quando eu digo pobre é, sobretudo, aqueles que querem somente se beneficiar. É uma vergonha!”, disse o padre.

“Nunca vi uma procissão tão mal organizada por causa da teimosia dos filhos de Santana do Mundaú e dos visitantes. A desorganização começa pelos filhos de Santana do Mundaú que prometem uma coisa e não cumprem”, continua.

O fato chegou ao conhecimento da Arquidiocese de Maceió, que proibiu o padre de celebrar missas no território alagoano e promoveu sua devolução para a paróquia de origem, onde ficaria à disposição da arquidiocese sergipana, responsável por julgar se ele perderia ou não a batina.

Confira, na íntegra, nota da Arquidiocese

A Arquidiocese de Maceió comunica que o padre Givaldo Rocha de Santana, da Diocese de Propiá, em Sergipe, que exercia a função de administrador paroquial na Paróquia Senhora Santa Ana, na cidade de Santana do Mundaú, não é *incardinado no Clero da Arquidiocese de Maceió. Portanto, o sacerdote estava no território arquidiocesano em experiência pastoral.

E, agora, por ordem do Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, no final do mês de fevereiro do corrente ano ele retorna a sua diocese de origem, em Propiá-SE.

*INCARDINAÇÃO: Termo jurídico canônico usado pela Igreja para exprimir o vínculo jurídico do sacerdote com a Arquidiocese.

Outras polêmicas

Essa não foi a única polêmica que envolveu o pároco. “Você vai com roupa de um jeito, eu vou de outro e ele vai de outro. Ele disse com um homem: ‘rapaz, não tem outra roupa pra se vestir não pra vir a uma missa?’”, disse um mototaxista. “Outro dia, ele foi batizar um menino aí na igreja e quando terminou, só fez jogar a água na cabeça da criança e dizer: ‘tá bom, satanás, já está batizado”, contou outra testemunha.

Ainda segundo relatos, Givaldo teria gritado na rua que ninguém o tirava do município. “É cheio de piadinha mesmo ele. Isso não existe. E ele gritou ai que ninguém tinha a moral de tirar ele daqui não. Disse que só quem tirava ele daqui era o bispo. Você vai pra uma missa, como eu fui, e ouvir um padre dizer que quem tivesse suas moedas levasse pra casa. Não é a primeira e nem a segunda vez não”.

Por onde anda?

Prestes a completar um ano do caso, o que aconteceu com o padre Gilvado Rocha? A polêmica mudou o rumo de sua vida e o fez largar a batina. Ele tem 55 anos de idade, é de origem sergipana e estava prestes a completar 25 anos de sacerdócio.

Recentemente, o ex-padre terminou a faculdade de arquitetura em uma instituição particular na cidade de Maceió, capital alagoana, onde mora atualmente e hoje se dedica a profissão.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

A primeira via da Identidade permanece gratuita | © Ascom/Perícia Oficial
Geral
Leia isso antes de emitir sua Carteira de Identidade

O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas destaca a importância dessa exigência


Divulgação
Geral
Testemunhas de Jeová iniciam campanha para convidar a comunidade para eventos especiais

Moradores de Maceió, AL e região são convidados para dois eventos especiais em março.


Marcelinho Carioca | © Reprodução
Geral
Polícia Civil solicita prisão preventiva de quadrilha suspeita no caso de sequestro de Marcelinho Carioca

A investigação sugere que eles façam parte de uma quadrilha especializada em sequestros, com a prática de forçar as vítimas a realizar transferências por meio do sistema Pix.


Matérias destaques na semana | © Reprodução
Geral
Você viu? Confira as matérias que foram destaques na semana no BR104

Separamos um combo das matérias mais lidas da semana para os nossos leitores.


Carro foi queimado em via pública | © Reprodução
Geral
Mulher descobre caso amoroso entre seu pai e marido e expõe situação nas redes sociais

A filha, ao descobrir a traição, compartilhou vídeos íntimos do pai e do marido em um motel da cidade.