O documentário da Netflix, The Social Dilemma 2020, ou ‘O Dilema das Redes’ em português, lançado no dia (9) de setembro, mostra as declarações de especialistas da tecnologia a respeito dos impactos que o uso descontrolado das redes sociais tem causado na vida de seus adeptos ou redor do mundo.
Após três semanas do lançamento do filme, uma empresa chamada ‘Decode’, especialista em análise e pesquisas em big data, realizou um levantamento com as frases: “Desativar e excluir Facebook“, e constatou que esse tipo de pesquisas no Google cresceram (250%) entre os dias (09 e 29) de setembro, respectivamente, as primeiras semanas pós lançamento do documentário.
Ao se tratar do Instagram, pesquisas como: “Desativar notificações e desativar temporariamente”, estão sendo bastante procuradas pelos brasileiros. Os dados das pesquisas mostram que a busca por essas frases aumentaram em: 100%, 110% e 120%, respectivamente.
Ainda assim, os pesquisadores não associam essas buscas diretamente ao documentário, ainda que esse aumento tenha acontecido justamente na semana seguinte do filme. Já a busca pelo documentário, no Google, cresceram 200%, tendo o maior volume no domingo dia (20) de setembro.
O desconforto do Facebook:
O impacto do filme gerou um desconforto em uma das maiores redes sociais do mundo, o Facebook. A respeito dos assuntos tratados no filme, a plataforma publicou em seu site oficial nessa sexta-feira (02/10), um texto acusando o documentário de ser ‘sensacionalista’, e que o mesmo oferece “uma visão distorcida de como as redes sociais funcionam”.