Natural de União dos Palmares, Dom Rosalvo é nomeado Bispo pelo Papa Francisco

Dom Rosalvo Cordeiro de Lima tem 58 anos e atualmente é auxiliar na arquidiocese de Fortaleza, no Ceará.

Dom Rosalvo Cordeiro estava como Bispo Auxiliar de Fortaleza — © Reprodução

Dom Rosalvo Cordeiro estava como Bispo Auxiliar de Fortaleza — © Reprodução

A diocese de Itapipoca (CE), terá um novo bispo após o Papa Francisco ter aceito o pedido de renúncia do atual, Dom Antônio Roberto Cavuto. Agora, assume a diocese cearense é Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, de 58 anos. Atualmente, ele bispo titular de Castellum Tatroportus e auxiliar na arquidiocese de Fortaleza.

O pedido de renúncia foi feito no ano passado, por motivo de idade. Ao completar 75 anos, bispos, arcebispos e cardeais da igreja Católica têm a obrigação de apresentar renúncia ao papa. É a aposentadoria compulsória por idade, segundo norma do direito canônico.

A nomeação de Don Rosalvo ocorreu no dia 7 de outubro. A diocese de Itapipoca já definiu a data de posse para 5 dezembro em solenidade litúrgica a partir das 9 horas, na Catedral de Nossa Senhora das Mercês. Após a nomeação papal, corre o prazo máximo de 60 dias, para o bispo ser empossado, segundo o direito canônico.

Natural de União dos Palmares, Dom Rosalvo disse ter recebido com ‘surpresa e alegria’ a nomeação papal. “Conversei com Dom Antônio e vamos sentar, conversar, para tomar pé da situação da Diocese e dar continuidade ao trabalho que ele vem realizando”, disse.

Dom Rosalvo Cordeiro de Lima te m 58 anos e atualmente era auxiliar na arquidiocese de Fortaleza — © Divulgação

Biografia

Dom Rosalvo nasceu em 25 de janeiro de 1962, em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas. Cursou Filosofia no Seminário Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Mogi das Cruzes (SP), e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na capital paulista.

Foi ordenado sacerdote no dia 1º de novembro de 1992, em Arujá (SP), diocese de Mogi das Cruzes. Em 2 de fevereiro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza, cuja ordenação ocorreu em 25 de março daquele ano, em Mogi das Cruzes.

Emérito

Dom Antônio Cavuto, 76 anos, que passará a ser bispo emérito, assumiu a diocese de Itapipoca em 31 de julho de 2005. Aos 14 anos, ingressou no seminário dos frades franciscanos capuchinhos em Ouro Fino, Minas Gerais. Nasceu em Espírito Santo do Pinhal (SP). Foi ordenado em 24 de janeiro de 1971. Nomeado bispo de Itapipoca, foi ordenado em 2 de julho de 2005.