Geral

Mortes em incêndios por sobrecarga aumentam 255% no Brasil, aponta Equatorial

Dados relativos ao primeiro semestre de 2021 são um alerta e reforçam a importância de efetuar a revisão constante das instalações elétricas.

Publicado:


Excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada pode gerar sobrecarga | © Ilustração
Excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada pode gerar sobrecarga | © Ilustração

Aumentaram os casos de acidentes e mortes relacionados à energia elétrica no Brasil. A informação consta na prévia do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

De acordo com o levantamento, o excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada (os famosos “T”), gambiarras, falta de manutenção e instalações elétricas antigas são as causas mais comuns dos incêndios gerados por eletricidade.

O Anuário Estatístico trouxe dados inéditos do primeiro semestre de 2021 e também revelou um comparativo das ocorrências dos últimos três anos no país. Os dados são ainda mais alarmantes quando é levado em consideração o número de ocorrências com mortes.

Só nos seis primeiros meses deste ano, 28 pessoas morreram em decorrência de incêndios por sobrecarga, uma alta de 255% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando 9 pessoas perderam a vida pelo mesmo motivo. Em 2019, o número foi o mesmo que este ano.

Em 2019, também foram registradas 287 ocorrências de incêndio por sobrecarga e, em 2020, 260 casos. Neste ano, o número de sinistros voltou a crescer, totalizando 288 acidentes envolvendo eletricidade. A alta é de 11% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Bruno Pimentel, executivo da área de Segurança da Equatorial Alagoas, chama a atenção para a importância de efetuar a revisão constante das instalações elétricas e também ficar atento ao excesso de equipamentos eletrônicos conectados a uma rede elétrica ao mesmo tempo.

“O uso inadequado de tomadas, plugues, extensões e benjamins compromete a fiação e ocasiona desgaste dos fios, curtos-circuitos, choques elétricos e até incêndios. Por isso, evite utilizá-los com frequência para não sobrecarregar o circuito”, aconselha.

Saiba como identificar sinais de sobrecarga de energia elétrica

Segundo Bruno Pimentel, uma dica importante para identificar sobrecarga de energia elétrica é prestar atenção em fios, cabos e disjuntores, que devem estar adequados à estrutura do imóvel e à quantidade de circuitos e tomadas.

“Fios e cabos com cheiro de queimado, ressecados ou rachados, redução da luminosidade em equipamentos de grande potência, e desarme dos disjuntores também pedem atenção redobrada e acedem o sinal de alerta”, acrescentou o executivo da área de Segurança da Equatorial.

Em estabelecimentos comerciais, também é preciso ficar atento ao desempenho da rede e, caso seja necessário o aumento na demanda de energia, o recomendado é realizar o dimensionamento com a ajuda de um profissional qualificado. O acrescimento da carga deve ser protocolado e aprovado pela Distribuidora.

“A melhor maneira de evitar acidentes com eletricidade é, sem dúvidas, a prevenção. Realizar a manutenção das instalações elétricas é se preocupar com a vida”, finaliza o executivo da Equatorial Alagoas.

*Com informações da Assessoria

 


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

A primeira via da Identidade permanece gratuita | © Ascom/Perícia Oficial
Geral
Leia isso antes de emitir sua Carteira de Identidade

O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas destaca a importância dessa exigência


Divulgação
Geral
Testemunhas de Jeová iniciam campanha para convidar a comunidade para eventos especiais

Moradores de Maceió, AL e região são convidados para dois eventos especiais em março.


Marcelinho Carioca | © Reprodução
Geral
Polícia Civil solicita prisão preventiva de quadrilha suspeita no caso de sequestro de Marcelinho Carioca

A investigação sugere que eles façam parte de uma quadrilha especializada em sequestros, com a prática de forçar as vítimas a realizar transferências por meio do sistema Pix.


Matérias destaques na semana | © Reprodução
Geral
Você viu? Confira as matérias que foram destaques na semana no BR104

Separamos um combo das matérias mais lidas da semana para os nossos leitores.


Carro foi queimado em via pública | © Reprodução
Geral
Mulher descobre caso amoroso entre seu pai e marido e expõe situação nas redes sociais

A filha, ao descobrir a traição, compartilhou vídeos íntimos do pai e do marido em um motel da cidade.