publicidade
publicidade
Geral

Mesmo com redução de 19%, número de trotes ao Samu Alagoas continua alto

O serviço registrou, entre 2017 e 2018, uma redução de 128.927 ligações indevidas

Publicado: | Atualizado em 14/01/2019 16:29


publicidade
publicidade
publicidade
Serviço registrou, entre 2017 e 2018, uma redução de 128.927 ligações indevidas (Crédito: Carla Cleto)
Serviço registrou, entre 2017 e 2018, uma redução de 128.927 ligações indevidas (Crédito: Carla Cleto)

Geral – Apesar da redução, a prática criminosa dos trotes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continua acontecendo. Entretanto, graças ao trabalho de conscientização realizado periodicamente, o serviço registrou, entre 2017 e 2018, uma redução de 128.927 ligações indevidas, o que representa uma queda de 19,24%.

Mesmo com a redução do criminoso, o número ainda continua alto. Para mudar essa realidade, o Samu Alagoas desenvolveu alguns projetos que visam conscientizar a população sobre os prejuízos dos trotes, além de mostrar como é feito o trabalho dos socorristas. Só em 2017, o Samu Alagoas recebeu 670.111 ligações, sendo 439.678 trotes, o que representou 65,61%.

Para o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu, as ações de aproximação dos profissionais que fazem o Samu e a sociedade, vem fazendo com que o quantitativo de trotes continue caindo.

“Entre os projetos voltados para a sociedade, o nosso carro-chefe é o Samu nas Escolas, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, onde, desde 2014, a equipe do Serviço Social e acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social vão até escolas públicas e particulares, orientando as crianças sobre primeiros socorros e os malefícios que os trotes causam para a população”, ressaltou o supervisor.

Em Arapiraca, os profissionais do Núcleo de Educação Permanente (NEP) também realizam um trabalho de conscientização sobre o trote nas escolas estaduais e municipais da cidade. Dárbio Alvim também ressalta o “Conheça o Samu”, que leva ações de promoção à saúde, noções de primeiros socorros e orientações sobre o trote à sociedade.

“Nesse projeto, montamos estandes em pontos de grande circulação da cidade como na orla da praia, no centro e shoppings centers. No local, conversamos sobre a rotina dos socorristas, orientamos sobre os trotes e quando se deve acionar o Samu. Também levamos algumas ambulâncias e o helicóptero para que a população conheça o interior das viaturas”, destacou.

Caso as escolas possuam interesse em receber as ações do Samu nas Escolas, em Maceió, basta entrar em contato com o Serviço Social, por meio do número 3315-1165. Para as atividades de conscientização na cidade de Arapiraca, o contato pode ser feito pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone 3530 – 0085.

Trote é Crime

O trote é um crime que consta no artigo 266 do Código Penal Brasileiro. A pena vai desde o pagamento de multa à detenção, e em caso de calamidade pública a penalidade pode ser duplicada.

*com assessoria
publicidade
veja também

Motorista tentando atropelar gari | © Reprodução
Geral
Motorista tenta atropelar garis após se envolver em acidente

O condutor do veículo Astra não se conteve e saiu do carro agredindo verbalmente os trabalhadores.


Ex-ator Cabeção ameaça pai de morte | © Reprodução
Geral
Em vídeo, ex-ator “Cabeção” ameaça pai de morte com um bastão

O vídeo foi removido das redes sociais do ator, mas chegou a viralizar nesta segunda-feira (6/06).


Dinheiro apreendido pela Polícia Civil | © Reprodução
Polícia
PC prende 6 pessoas acusadas de aplicar golpes no WhatsApp em Goiás

A polícia capturou um dos suspeitos em via pública apenas de cueca. Ele tentou fugir por uma das janelas da residência onde mora.


Eco Commercial Building | © Assessoria
Geral
Especialista alerta para a sustentabilidade como diferencial competitivo das empresas

Tão importante quanto a excelência operacional são as preocupações éticas, ambientais e de saúde.


Leonam Pinheiro | © Reprodução
Geral
Delegado Leonam Pinheiro foi exonerado da Delegacia de Roubos de Maceió

Indignado, Leonam diz que não sabe a causa da sua exoneração.


publicidade