Impasse termina e funcionários dos Correios voltam ao trabalho

Fim da greve foi decidida por todos os 31 sindicatos do país nessa terça-feira (22). Estatal afirma que 92,7% dos trabalhadores já voltaram aos postos.

Sindicatos acatam decisão judicial e decretam fim da greve dos Correios — © Reprodução

Sindicatos acatam decisão judicial e decretam fim da greve dos Correios — © Reprodução

Novas assembleias realizadas pelos 31 sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) decidiram, nessa terça-feira (22/9), pelo fim da greve e encerraram a paralisação iniciada há 35 dias pelos trabalhadores dos Correios.

Em nota, a entidade afirma que a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) “não contempla a categoria e causará um empobrecimento dos trabalhadores frente as perdas salariais que as cláusulas usurpadas representam na folha de pagamento e em benefícios que garantem a dignidade do ecetistas e suas famílias”.

O secretário-geral da federação, José Rivaldo da Silva, também voltou a criticar a decisão. “Ficou evidente, na sentença colocada pelo TST, um alinhamento político ideológico do Tribunal com o governo, subserviente às políticas atuais e visando, inclusive, indicação de vaga no STF”, avaliou.

Ontem, após o julgamento do dissídio, a direção da Fentec chegou a orientar que os sindicatos mantivessem a paralisação mesmo com a decisão da Justiça. Entretanto, a avaliação mudou e agora o foco dos trabalhadores será tentar impedir a privatização da empresa.

Também nesta terça, os Correios afirmaram, em nota, que a maior parte dos funcionários que havia aderido à greve retornou ao trabalho, o que corresponde a 92,7% dos trabalhadores da estatal.

Sindicatos acatam decisão judicial e decretam fim da greve dos Correios — © Dado Galdieri/Bloomberg