Geral — Com início de mês vem sempre aquela preocupação de quitar as contas. São gastos com escola, feira, cartão de crédito e principalmente com água e energia. Entretanto, é possível economizar dinheiro e conseguir desconto de até 65% na conta de luz ao se cadastrar na Tarifa Social Baixa Renda.
De acordo com a assessoria da Equatorial Energia, em Alagoas, em menos de um ano, já foi realizado o cadastro de mais de 100 mil famílias no Tarifa Social. Só no estado, segundo levantamento feito pela distribuidora, mais de 200 mil famílias se enquadram nos critérios para ter direito ao benefício e não sabem.
O desconto tem uma variação entre 10% a 65% na tarifa de energia elétrica e é aplicado de forma gradual, de acordo kWh consumido durante o mês. Quanto menor o consumo, maior o desconto na conta de luz. Para famílias indígenas e quilombolas que consomem até 50kWh/mês, o abatimento é de 100%.
– Consumo até 30kWh por mês: 65% de desconto;
– Consumo de 30kWh até 100kWh por mês: 40% de desconto;
– Consumo de 100kWh até 220kWh por mês: 10% de desconto;
– A partir de 220 kWh por mês: o desconto não será aplicado.
Para ter direito ao benefício é preciso atender a um dos requisitos abaixo:
- Ser inscrito no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoas;
- Ser idoso ou deficiente que recebe o Benefício da Prestação Continuada (BPC) com renda mensal por pessoa, inferior a um quarto do salário mínimo;
- Famílias inscritas no CadÚnico que tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada, com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos;
- Famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa da família ou que possuam, entre seus moradores, algum beneficiário do BPC.
As pessoas que se enquadram em um dos critérios acima e ainda não recebem o benefício, devem se dirigir a um dos postos de postos de atendimento da Equatorial distribuídos pelos 102 municípios, munidos das seguintes documentações:
– RG
– CPF
– Número do NIS;
– Última conta de energia.
Vale lembrar, também, que o CadÚnico deve ser atualizado a cada dois anos para garantir a permanência na Tarifa Social de Baixa Renda. Em caso de desatualização, o responsável familiar deve procurar a prefeitura da sua cidade ou o CRAS, e atualizar seu cadastro.
Em caso de dúvida, a Equatorial Energia pode esclarecer nas redes sociais, agências e Central de Atendimento, no telefone 0800 082 0196. Em caso de falta de energia, fale com Clara, pelo whatsapp (82) 2126-9200.