Geral

Em Alagoas, índios acima de 50 anos são os mais atingidos pela Leishmaniose Tegumentar

Pelo menos 57,1% foram acometidos pela doença no estado, entre 2015 e 2019. Os dados são do boletim epidemiológico especial do Ministério da Saúde.

Publicado:


Divulgação do panorama epidemiológico de áreas indígenas marca o dia do Índio, celebrado nesta terça-feira, 19 de abril | © Gov.br
Divulgação do panorama epidemiológico de áreas indígenas marca o dia do Índio, celebrado nesta terça-feira, 19 de abril | © Gov.br

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (19/4), no Dia do Índio, um boletim epidemiológico especial que reúne dados sobre zoonoses e doenças de transmissão vetorial em áreas indígenas. O objetivo é auxiliar a execução de políticas públicas de saúde voltadas para a população indígena.

Entre as enfermidades listada está a Leishmaniose Tegumentar, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das doenças infecciosas mais importantes, devido à sua magnitude e capacidade de produzir deformidades, com reflexos no campo psicológico, social e econômico.

De acordo com os dados, a doença atinge mais indígenas acima de 50 anos em Alagoas. Pelo menos 57,1% foram acometidos pela doença no estado, entre 2015 e 2019. Piauí e Mato Grosso do Sul também registraram a prevalência de casos da leishmaniose tegumentar no público com a mesma faixa etária.

Em relação aos casos de leishmaniose visceral, o estado alagoano contabilizou mais casos entre os homens (68,8%). O Governo Federal informou que atende em todo o país a mais de 779 mil indígenas, pertencentes a 305 etnias, que falam 274 línguas diferentes e vivem em mais de seis mil aldeias.

As Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) são compostas por médicos, enfermeiros, odontólogos, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, técnicos em enfermagem, técnicos e auxiliares em saúde bucal, agentes indígenas de saúde e agentes indígenas de saneamento.

Outra importante ação desempenhada pela SESAI diz respeito às edificações e saneamento em terras
indígenas, bem como a garantia de logística de transporte, comunicação e gestão de insumos e medicamentos. Com isso, essa Secretaria é a única Instituição que alcança todas as comunidades indígenas do Brasil, apesar das dificuldades de acesso e do amplo escopo de trabalho que vai desde prestar serviços de saúde aos povos indígenas que vivem em áreas de acesso terrestre até a promoção de saúde para povos indígenas isolados e ações de saúde para povos indígenas de contato recente.

“Entender as realidades indígenas a partir de mecanismos próprios dos serviços de saúde, como o monitoramento e a avaliação de indicadores de saúde e da situação epidemiológica, é um desafio constante para o SASISUS em virtude da magnitude territorial e cultural dos povos indígenas”, pontua o boletim.

*Com Ministério da Saúde

Assuntos

Alagoasíndio

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

A primeira via da Identidade permanece gratuita | © Ascom/Perícia Oficial
Geral
Leia isso antes de emitir sua Carteira de Identidade

O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas destaca a importância dessa exigência


Divulgação
Geral
Testemunhas de Jeová iniciam campanha para convidar a comunidade para eventos especiais

Moradores de Maceió, AL e região são convidados para dois eventos especiais em março.


Marcelinho Carioca | © Reprodução
Geral
Polícia Civil solicita prisão preventiva de quadrilha suspeita no caso de sequestro de Marcelinho Carioca

A investigação sugere que eles façam parte de uma quadrilha especializada em sequestros, com a prática de forçar as vítimas a realizar transferências por meio do sistema Pix.


Matérias destaques na semana | © Reprodução
Geral
Você viu? Confira as matérias que foram destaques na semana no BR104

Separamos um combo das matérias mais lidas da semana para os nossos leitores.


Carro foi queimado em via pública | © Reprodução
Geral
Mulher descobre caso amoroso entre seu pai e marido e expõe situação nas redes sociais

A filha, ao descobrir a traição, compartilhou vídeos íntimos do pai e do marido em um motel da cidade.