É real ou fake vídeo de captura de tubarão-martelo em Maragogi? Entenda o caso

O vídeo mostra o momento em que o predador, de aproximadamente 4 metros de comprimento, é retirado da água, colocado na carroceria de um veículo e transportado.

Tubarão-martelo foi capturado por pescadores em praia de Maragogi (AL) — © Reprodução

Tubarão-martelo foi capturado por pescadores em praia de Maragogi (AL) — © Reprodução

Circula pelas redes sociais um vídeo acompanhado de uma mensagem afirmando que pescadores capturaram um tubarão-martelo, na manhã desta quinta-feira (22/04), em uma praia do município de Maragogi, no Litoral Norte do estado de Alagoas. A mensagem é #fake.

As imagens, por sua vez, são verdadeiras. Entretanto, elas foram registradas em 28 de junho de 2015 e mostram o momento em que o predador, de aproximadamente 4 metros de comprimento, é retirado da água, colocado na carroceria de um veículo e transportado.

No vídeo também é possível ver que a chegada do tubarão atraiu muitos curiosos que passavam pela praia. Essa espécie se alimenta basicamente de peixes e crustáceos, e pode atingir até seis metros de comprimento. Ainda de acordo com os pescadores, a carne do animal foi doada aos moradores da região.

Logo após o vídeo voltar à tona, diversos internautas começaram a marcar o delegado titular das delegacias de roubos e crimes ambientais, Leonam Pinheiro. Ele informou que embora o registro seja de quase seis anos, “não deixa de ser criminoso” e que tomará as providências.