Dica Pet: Por que vacinar seu animal com um veterinário?

A médica veterinária Adriana Melo explica a importância da vacinação para proteger o seu animal contra os vírus.

Veterinária Adriana Melo – © Reprodução/BR104

Veterinária Adriana Melo – © Reprodução/BR104

Os cuidados com a saúde do animal é indispensável. Por isso, a veterinária Adriana Melo explica a importância da vacinação para o bem-estar e a saúde física e psicológica dos bichinhos. Ela afirma que a vacina é fundamental e que é um método eficaz para a proteção contra doenças infecciosas.

De acordo com a veterinária, ainda existem muitas dúvidas a respeito da vacinação. Ela destaca que os procedimentos são bastante sérios e que devem ser realizados apenas por um profissional da área veterinária.

– Vacinação é algo muito sério e deve ser administrada apenas por um veterinário de sua confiança. As vacinações que são feitas por pessoas que não são médicos veterinários correm muito risco – explica Adriana.

Ela esclarece ainda que, existem procedimentos técnicos utilizados na hora da vacinação do animal, e caso aconteça uma rejeição ou alergia, esses profissionais têm o conhecimento para intervir e evitar algo mais agravante.

No mercado, existe várias vacinas como as que são utilizadas contra a cinomose, parvovirose e leptospirose canina, além das que podem proteger o animal contra o vírus da raiva, que são as vacinas anti-rábicas.

De acordo com Adriane, os animais devem ser vacinados ainda filhotes. Eles precisam cumprir um protocolo inicial após os primeiros 45 dias de vida e seguir as recomendações estabelecidas pelo veterinário.