Alagoas realiza Dia “D” de Prevenção a Acidentes de Trabalho

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é celebrado neste sábado (27); mais de 700 mil acidentes desse tipo ocorrem no país, segundo o INSS

Mais de 700 mil acidentes desse tipo ocorrem no país, segundo o INSS — © Ilustração

Mais de 700 mil acidentes desse tipo ocorrem no país, segundo o INSS — © Ilustração

Prevenção — O uso correto de equipamentos; medidas de segurança e proteção; realização de exames médicos periódicos e a implantação de Plano de Prevenção de Riscos Ambientais são algumas das medidas que podem evitar acidente de trabalho, que tem o dia 27 de julho como data nacional para o alerta e prevenção.

Segundo dados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), mais de 700 mil acidentes do tipo ocorrem todos os anos no Brasil, sendo sete mortes por dia. As causas mais comuns são quedas, choques contra objetos, golpes provocados por ferramentas, cortes e fraturas.

A médica do trabalho Gabriela Cabral, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), ressaltou que, “além das consequências humanas e sociais, os acidentes causam prejuízos econômicos, tanto para o setor público quanto para o privado. Junto com o gasto com indenizações, ocorre diminuição da produtividade e baixa qualidade do serviço produzido, influenciando a competitividade”.

Entre os riscos ocupacionais, o ergonômico é o mais presente entre os servidores do TJAL, pelo tipo de trabalho exercido (na maior parte do tempo em frente ao computador). Segundo a médica, os servidores devem atentar para a postura e manter uma estação de trabalho organizada, higienizada e com espaço livre para as atividades.

+ Sesau alerta para risco da leptospirose durante período chuvoso

“Sugerimos que posicionem as pernas em um ângulo de 90º e mantenham os pés no chão ou apoiados. A boa postura evita a tensão nas articulações e a compressão das coxas. Também é importante manter cabeça e pescoço alinhados. Os olhos devem estar no centro do monitor e é importante ter uma distância de 40 a 70 cm para que fique confortável e não canse a visão”, explicou.

Outras dicas dadas pela médica são: manter as costas apoiadas no encosto e os ombros levemente para trás; evitar sentar na ponta do assento; fazer intervalos, alongar o corpo e beber água. “Hidratar-se ajuda as articulações e músculos a ficarem lubrificados”, finalizou.

*com informações de Assessoria