Dia do Meio Ambiente: Muro de plástico chama a atenção para a preservação ambiental

O muro, que está instalado na Ponta Verde, tem dois metros de altura por 12 metros de largura e é formado com resíduos de plástico

O muro, que está instalado na Ponta Verde, tem dois metros de altura por 12 metros de largura e é formado com resíduos de plástico — © Assessoria

O muro, que está instalado na Ponta Verde, tem dois metros de altura por 12 metros de largura e é formado com resíduos de plástico — © Assessoria

Meio Ambiente — Para conscientizar as pessoas da importância da preservação ambiental, um muro de dois metros de altura por 12 metros de largura formado com resíduos de plástico foi instalado na orla da Praia da Ponta Verde, em Maceió, nesta quarta-feira (5), e chamou a atenção de quem passou pelo local.

“Hoje é que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e, por isso, nós realizamos essa ação para que as pessoas reflitam sobre a quantidade de lixo, principalmente plástico, que é jogado em nossas praias”, afirma Maia, idealizador da ação.

Além do muro, uma faixa foi montada em frente ao muro com os dizeres “O plástico não pertence ao paraíso: um dia o lixo deixado na praia vai te impedir de aproveitar ela”.

Segundo levantamento feito pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), em 2012, mais de 95% do lixo encontrado nas praias é composto por itens feitos de plástico como copos descartáveis, garrafas.

+ Surgimento de lixões está ligado à falta de recursos e educação, aponta pesquisa

O material pode demorar até 400 anos para se decompor e é responsável pela morte de 100 mil animais marinhos a cada ano.

“Uma ação como essa é de extrema importância para que as pessoas passem a repensar seus hábitos”, conclui Maia.

A faixa e o muro ficarão em exposição na orla da Ponta Verde, próximo ao totem Eu Amo Maceió até este domingo (9).

*Da Redação com Assessoria