Criminosos usam nome da Receita Federal para aplicar golpes em contribuintes

A instituição alertou os contribuintes a respeito do golpe que circula em aplicativos de mensagens.

Receita Federal | © Reprodução

Receita Federal | © Reprodução

A assessoria da Receita Federal alertou, nesta quarta-feira (14/12), sobre um golpe tratando de divergências no Imposto de Renda da Pessoas Física (IRPF), que circula em aplicativos de mensagens, em nome da instituição.

O alerta é para que os contribuintes não abram ou respondam as mensagens, caso sejam notificados pelos criminosos. De acordo com a RF, ”as quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalam programas nos computadores que captam e enviam informações pessoas”.

A Receita orienta para que, em caso de receber alguma mensagem duvidosa, os cidadãos acessem o portal de contribuinte da instituição, efetuando o login e a senha cadastrados, e verifiquem se existe ou não alguma pendência no CPF específico.

“Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário; não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como “clique aqui”; e excluir imediatamente a mensagem”, destaca a orientação da instituição.