Coleta de lixo em Maceió é prejudicada por falta de pagamento

O prefeito Rui Palmeira disse, em nota, que vai auditar o débito existente com a empresa coletora de lixo na capital

Publicado em: 05/12/18 às 10:19

Por


O prefeito Rui Palmeiras disse, em nota, que vai auditar o débito existente com a empresa coletora de lixo na capital (Crédito: Reprodução)

Maceió – A empresa de coleta de lixo da cidade de Maceió – Viva Ambiental, ameaçou paralisar as atividades nessa terça-feira (4), se caso o prefeito da capital alagoana, Rui Palmeira, não efetuar pagamento da empresa pelos serviços prestados, que chega a um valor estimado de R$ 100 milhões.

De acordo com pesquisas realizadas na cidade, os problemas com acúmulo de lixo em bairros como: Feirinha do Jacintinho, Tabuleiro e na Lagoa Mundaú, são constantes e se caso a Viva Ambiental parar de recolher o lixo, os problemas tendem a aumentar.

A empresa emitiu uma notificação ao Ministério Público Estadual (MPE/AL) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT/AL) e, informados sobre o caso, os órgãos mantiveram-se em silêncio absoluto. Com cerca de 900 colaboradores demitidos por conta da dívida, a empresa ainda não teve como pagar os funcionários.

Durante todo o contrato, mesmo frente à reiterada inadimplência, a empresa manteve as operações de coleta e limpeza urbana, honrando os compromissos assumidos por meio da aplicação de capital próprio em respeito à população maceioense”, trecho da nota emitida pela Viva Ambiental.

A Prefeitura

De acordo com o prefeito Rui Palmeira, a dívida em questão deverá passar por uma auditoria. “Vamos auditar para saber o que se deve e o que for devido a Prefeitura vai, dentro do possível, fazer o pagamento. Acredito que até o final do mês conseguiremos regularizar essa questão“, disse.

Ainda de acordo com o gestor, duas novas empresas estão se instalando na cidade para se responsabilizar pela coleta. “As empresas que estavam operando não tinham mais contrato. Fizemos, com acompanhamento do Ministério Público de Contas, uma concorrência para emergencial e ganharam duas novas empresas“.

O gestor acredita que até o final do mês a situação esteja normalizada e que é natural problemas como esse acontecer.

O Diretor de Planejamento da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Liz Araújo, disse que as novas empresas têm um prazo legal para que os serviços tenham seu funcionamento normalizado e que no momento, a coleta domiciliar é a que está sendo priorizada.

As novas empresas iniciaram o serviço no final da semana passada e ainda estão no processo de mobilização, chegada de material, equipamentos, veículos“, diz. O processo está sendo acompanhado pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público do Trabalho.


Murici anuncia mais três novos atletas para reforço do clube na temporada 2021

Os goleiros Vitor Terre, de 22 anos, e Luan Lopes, de 19, e o zagueiro Erivelton Fernandes, de 25, foram anunciados na manhã desta quinta-feira (14/01)

Há 50 minutos atrás | Johny Lucena | BR104

Homem agredido com pedradas em São José da Laje morre em hospital

Ailton Ferreira Berto da Silva estava internado desde a última segunda (11), no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares.

Há 56 minutos atrás | Gustavo Lopes | BR104

André Janones lança oficialmente sua candidatura à presidência da Câmara

Candidato afirmou que vai pautar todas as matérias de interesse da população, mesmo os projetos aos quais ele é contrário. Se comprometeu, ainda, em pautar a prorrogação do auxílio, se eleito, no mesmo dia das eleições.

Há 1 hora atrás | Gustavo Lopes | BR104

Mulher é presa após tentar matar marido com caco de vidro em Atalaia

O caso ocorreu, por volta das 13h, no bairro Bittencourt. Vítima foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado, em Maceió.

Há 2 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

ASA anuncia lateral-esquerdo Ítalo, novo reforço para a temporada 2021

O time estreia na Copa Alagoas no próximo dia (30/01), onde enfrenta o Desportivo Aliança

Há 2 horas atrás | Johny Lucena | BR104

VÍDEO: GCM’s de União dos Palmares são acusados de agredir jovem de 17 anos

O caso ocorrido na noite dessa quarta-feira (13/13) foi registrado em vídeo, e viralizou nas redes sociais.

Há 6 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Aulão de revisão do Enem inicia nesta quinta (16) na TV Brasil e YouTube; confira!

Serão quatro aulas com durabilidade de quatro horas cada, abrangendo todas as discipplinas aplicadas no exame nacional

Há 6 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Governo busca nesta quinta doses da vacina contra Covid-19 em Oxford, na Índia

A previsão para o imunizante desembarcar em solos brasileiros está prevista para o próximo sábado (16/01)

Há 8 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Vai fazer Enem? Veja o que pode e o que não pode no dia do exame

Com a pandemia da Covid-19, novas regras foram criadas pelo instituto responsável pela prova. Os candidatos, portanto, devem estar atentos.

Há 8 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Discussão entre casal acaba com ferimentos causados por faca, em São José da Laje

Segundo testemunhas, o homem foi agredido após ter uma crise de ciúmes. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital.

Há 9 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104