Carteira de Trabalho Digital: Veja como acessar o documento e tire dúvidas

O acesso é feito por meio da conta Gov.br e o único requisito é ser inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Carteira de Trabalho Digital | © Reprodução

Carteira de Trabalho Digital | © Reprodução

A Carteira de Trabalho Digital substitui o documento físico desde 2019, além de reunir todas as experiências profissionais formais dentro de um aplicativo, sejam elas atuais ou antigas, e benefícios como o abono salarial. Assim, o trabalhador passa a ter o documento em mãos sempre que precisar fazer uma consulta.

Contudo, muitos ainda têm dúvida de como fazer o documento ou até mesmo o que fazer com a CTPS antiga (imprensa). Por esse motivo, o Portal BR104 preparou uma lista com os principais questionamentos sobre o assunto, bem como o passo-a-passo de como acessar a Carteira de Trabalho Digital.

O acesso é feito por meio da conta Gov.br e o único requisito é ser inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O documento digital pode ser feito de forma gratuita pelo computador ou pelo celular.

App CTPS Digital permite tirar Carteira de Trabalho usando conta Gov.br | © Reprodução

A CTPS Digital substitui a física?

Na maioria dos casos, a Carteira de Trabalho digital substitui a impressa. Desde 2019, basta informar o CPF no momento da contratação para que o empregador atualize os dados através do portal eSocial, criado em 2014.

No entanto, o trabalhador que já tinha o documento em papel deve guardá-lo consigo. Isso porque as anotações presentes lá comprovam os contratos de trabalho antigos, mesmo que eles sejam exibidos na CTPS Digital. Também é importante salientar que funcionários de órgãos públicos e organismos internacionais continuam necessitando da Carteira de Trabalho em formato físico.

O que eu faço com minha CTPS antiga? 

Se você já tinha a CTPS em formato físico você deve guardá-la. Ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior. Mesmo com a Carteira de Trabalho digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos (dos anos oitenta, por exemplo), é importante nesses casos conservar o documento original.

O que muda é que, daqui para frente, para todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes), todas as anotações (férias, salário, etc) serão feitas apenas eletronicamente e você poderá acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet.

Como saber o número da Carteira de Trabalho Digital?

O número da Carteira de Trabalho Digital é o mesmo do seu CPF. A data de emissão do documento online é o dia em que você criou a conta e fez login pela primeira vez no CTPS Digital. A CTPS digital não inclui nem o número da Carteira física, nem o do PIS, cujo número é gerado pela Caixa Econômica Federal.

Perdi a minha CTPS física. Posso solicitar a Carteira de Trabalho Digital pelo aplicativo?

Sim. Basta baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou acessar por meio da web, no endereço eletrônico https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho, clicar em “obter” e posteriormente “solicitar”, realizar a identificação e autenticação na plataforma do Governo Federal, devendo ser realizada somente pelo próprio interessado. Lembrando que para vínculos anteriores a 23 de setembro de 2019, a CTPS física deverá ser guardada para fins de comprovação.

Meus vínculos na aba contratos de trabalho estão incorretos. O que devo fazer?

Caso seja identificada inconsistência no seu cadastro, não é necessário comparecimento a uma unidade de atendimento. Os sistemas que geram os dados da CTPS Digital são atualizados constantemente e algumas inconsistências serão corrigidas automaticamente. Para os outros casos somente poderão ser realizadas no momento que o cidadão for requerer algum benefício junto ao INSS.

Como imprimir a Carteira de Trabalho Digital?

Você pode criar um PDF com seus dados da Carteira de Trabalho para imprimir ou mandar para outras pessoas. Para isso, primeiro toque na aba “Enviar” e escolha se quer incluir todos os dados da carteira. Se desmarcar essa opção, você pode selecionar apenas alguns dos contratos para inserir no documento.

Depois basta tocar no botão “PDF” e esperar carregar todo o documento. A partir daí, você pode escolher “Salvar”, para armazenar o PDF no seu celular, ou “Enviar”, para mandar o arquivo para outras pessoas ou mesmo salvá-lo na nuvem e imprimir mais tarde.

Como fazer a carteira de trabalho digital?

Para acessar a Carteira de Trabalho digital, é preciso ter cadastro no sistema acesso.gov.br. Veja como fazer:

1. Informe seus dados pessoais: CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento;

2. Você será direcionado para um questionário com cinco perguntas sobre sua trajetória de trabalho Após responder ao questionário, você receberá uma senha temporária que precisará ser trocada no primeiro acesso;

3. Após o cadastro, sua carteira estará disponível no aplicativo Carteira de Trabalho Digital para iPhone e Android ou no navegador pelo link https://servicos.mte.gov.br/.