Geral

Bombeiros alertam para os cuidados com carregadores de celular

Uso do celular ao mesmo tempo em que ele está sendo carregado é uma das práticas que mais provocam incidentes

Publicado: | Atualizado em 12/09/2019 06:47


Uso do celular ao mesmo tempo em que ele está sendo carregado é uma das práticas que mais provocam incidentes — © Gustavo Lopes/BR104
Uso do celular ao mesmo tempo em que ele está sendo carregado é uma das práticas que mais provocam incidentes — © Gustavo Lopes/BR104

Nos dias atuais, o aparelho celular tem sido um objetivo indispensável na vida social e se transformou em um companheiro inseparável. Eles nos entretêm e nos ajudam a estar em contato com dezenas ou mesmo milhares de pessoas através de redes sociais e aplicativos de comunicação.

No entanto, o uso inadequado desses aparelhos tem causado sérios danos e riscos à vida, principalmente quando utilizados de forma incorreta. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) emitiu, nesta quarta-feira (11), algumas orientações sobre os cuidados que as pessoas precisam ter com o uso de carregadores de celulares.

Na madrugada desta quarta-feira, um princípio de incêndio atingiu uma residência, localizada na Avenida Walfrido Jerônimo da Rocha, no Tabuleiro do Martins, em Maceió. O fogo foi provocado por um carregador de celular que estava na tomada e deixado em cima do sofá.

Segundo a assessoria de comunicação da corporação, a maior parte desse tipo de incidente costuma ocorrer quando as pessoas utilizam os aparelhos telefônicos ao mesmo tempo em que ele está sendo carregado, o que é uma prática bastante perigosa.

Um fator agravante é o uso de produtos piratas, que são mais propícios a provocar choques elétricos e até incêndios, pois não seguem as orientações do fabricante nem as regras de segurança previstas pela legislação específica. É de extrema importância que os consumidores busquem utilizar esses itens de procedência original.

Uma das recomendações é que no momento em que estiver sendo feita a recarga, o celular seja mantido sobre uma superfície rígida, arejada, seca, e que dificulte a propagação de incêndio, ficando assim distante de materiais de fácil combustão (plásticos, móveis de madeira, itens de espuma, tecidos).

+ Correios de Alagoas deflagram greve por tempo indeterminado 

Deve-se evitar, também, o uso de muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo em uma tomada e evitar manter os celulares carregando durante a noite toda e até mesmo sair de casa e deixar o aparelho sendo carregado. Caso ocorra um curto circuito, os riscos de incêndio aumentam e as chamas se propagam mais facilmente em contato com esses materiais.

O Corpo de Bombeiros recomenda ainda que, sempre que possível, seja desligada a fonte de energia do local e, se houver vítima, que a mesma não seja diretamente tocada. O correto é que ela seja afastada da fonte elétrica com ajuda de objetos não condutores e secos, como o plástico, madeira e borracha – para que não haja risco de a outra pessoa também ser vítima do choque.

Vale ressaltar a importância de sempre ligar para o 193 nos casos desses tipos de ocorrências de incêndios (com ou sem vítimas).

*com informações do Corpo de Bombeiros

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

A primeira via da Identidade permanece gratuita | © Ascom/Perícia Oficial
Geral
Leia isso antes de emitir sua Carteira de Identidade

O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas destaca a importância dessa exigência


Divulgação
Geral
Testemunhas de Jeová iniciam campanha para convidar a comunidade para eventos especiais

Moradores de Maceió, AL e região são convidados para dois eventos especiais em março.


Marcelinho Carioca | © Reprodução
Geral
Polícia Civil solicita prisão preventiva de quadrilha suspeita no caso de sequestro de Marcelinho Carioca

A investigação sugere que eles façam parte de uma quadrilha especializada em sequestros, com a prática de forçar as vítimas a realizar transferências por meio do sistema Pix.


Matérias destaques na semana | © Reprodução
Geral
Você viu? Confira as matérias que foram destaques na semana no BR104

Separamos um combo das matérias mais lidas da semana para os nossos leitores.


Carro foi queimado em via pública | © Reprodução
Geral
Mulher descobre caso amoroso entre seu pai e marido e expõe situação nas redes sociais

A filha, ao descobrir a traição, compartilhou vídeos íntimos do pai e do marido em um motel da cidade.