publicidade
publicidade
Geral

Banhistas devem redobrar cuidados para evitar afogamentos no verão

A enfermeira do Samu salienta que é necessário redobrar os cuidados quando estiverem com crianças

Publicado: | Atualizado em 26/12/2018 09:21


A enfermeira do Samu salienta que é necessário redobrar os cuidados quando estiverem com crianças (Crédito: Sesau)
A enfermeira do Samu salienta que é necessário redobrar os cuidados quando estiverem com crianças (Crédito: Sesau)

Geral – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), preocupado com a chegada do verão, faz um alerta sobre os cuidados que devem ser adotados antes de se refrescar nas águas verdes e azuis do “Caribe brasileiro”, visto o aumento de número de casos de afogamentos neste período. De acordo com a enfermeira do Samu Alagoas, Michele Galindo, é necessário verificar os perigos que esses locais podem trazer.

“Todos os banhistas devem redobrar os cuidados quando estiverem próximos da água, com o intuito de evitar o afogamento. Mas a atenção deve ser redobrada, principalmente, quando estiverem acompanhados de crianças, cuja vigilância deve ser constante”, recomenda.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), de janeiro a novembro deste ano, o Samu Alagoas fez o atendimento a 44 vítimas de afogamento, além de terem sido registrados 200 óbitos por esse mesmo tipo de acidente. Os banhistas precisam respeitar a sinalização e conhecer conhecer os locais próprios para o banho.

+ Sesau ressalta importância do uso de antirretrovirais no tratamento do HIV

A enfermeira ainda salienta que é necessário redobrar os cuidados quando estiverem com crianças. O mais indicado é ficar próximo aos postos com guarda-vida.

“As pessoas tendem a entrar na água sem precaução, o que pode levar ao afogamento. O consumo de bebidas alcoólicas também diminui a atenção quanto ao cuidado com as crianças, pois um momento de distração e descuido pode ser fatal”, pontuou Michelle Galindo, em relação à ingestão de bebidas alcoólicas.

A enfermeira ainda orienta que as pessoas, ao avistarem um banhista se afogando, devem acionar os números 192 ou 193, que possuem equipes capacitadas para esse tipo de salvamento. “Quem não tiver o conhecimento e o treinamento para fazer esse tipo de resgate, não deve entrar na água, porque essa pessoa pode se tornar uma segunda vítima. O ideal é chamar os guarda-vidas e esperar os profissionais do Samu e dos Bombeiros chegarem ao local”, explica.

veja também

Drª Fátima Santiago | © Reprodução
Geral
Ginecologista e ex-vereadora Fátima Santiago é pré-candidata a deputada federal

A médica ginecologista atende em vários municípios do interior de Alagoas, inclusive em União dos Palmares e Branquinha.


Testemunhas de Jeová | © Reprodução
Geral
Congresso mundial online reunirá milhões de pessoas para falar sobre “paz”

O congresso mundial das Testemunhas de Jeová 2022, com o tema "Busque a Paz", vai dar a reposta para os desafios encontrados nos últimos dias.


Motorista tentando atropelar gari | © Reprodução
Geral
Motorista tenta atropelar garis após se envolver em acidente

O condutor do veículo Astra não se conteve e saiu do carro agredindo verbalmente os trabalhadores.


Ex-ator Cabeção ameaça pai de morte | © Reprodução
Geral
Em vídeo, ex-ator “Cabeção” ameaça pai de morte com um bastão

O vídeo foi removido das redes sociais do ator, mas chegou a viralizar nesta segunda-feira (6/06).


Dinheiro apreendido pela Polícia Civil | © Reprodução
Polícia
PC prende 6 pessoas acusadas de aplicar golpes no WhatsApp em Goiás

A polícia capturou um dos suspeitos em via pública apenas de cueca. Ele tentou fugir por uma das janelas da residência onde mora.