Auxílio emergencial: Teve o Bolsa Família cancelado? Veja o que fazer

O BR104 procurou informações sobre o que fazer caso o beneficiário não esteja conseguindo receber o pagamento

Mensagem no comprovante informa que o benefício está cancelado — © Reprodução

Mensagem no comprovante informa que o benefício está cancelado — © Reprodução

Muitos beneficiários ao tentar sacar o auxílio emergencial de R$ 600, estão sendo surpreendidos com uma mensagem no extrato informando que o Bolsa Família foi cancelado – Pagamento Cancelado Decisão do Ministério, e não estão conseguindo fazer o saque do benefício.

Contudo, no final do comprovante também aparece a mensagem dizendo que a família receberá o auxílio naquele período, conforme o Número de Identificação Social (NIS). Com isso, milhares de beneficiários estão na dúvida e preocupados se realmente irão receber ou não a 5° parcela.

Algumas pessoas relatam ainda que mesmo entrando em contato com o número 111 – que serve para tirar dúvidas referentes ao auxílio emergencial, as informações são passadas de forma “controversa”, deixando ainda mais em dúvida os beneficiários. “Tem momentos que diz que foi cancelado, que vai pagar ou está suspenso”.

O BR104 procurou informações sobre o que fazer caso o responsável familiar não esteja conseguindo receber o pagamento. A princípio, vale destacar que enquanto vigorar o estado de calamidade pública, decretado por conta da pandemia da Covid-19, o benefício não pode ser suspenso ou cancelado.

O que aconteceu e o que fazer?

O que de fato vem ocorrendo é um problema ocasionado pelo próprio governo, um erro de processamento de dados. Mas fique tranquilo! Seu Bolsa Família não foi cancelado. O prazo geralmente refere-se, tão somente, à demora da Caixa Econômica Federal (CEF) processar o pagamento.

Então, se você foi sacar e apareceu a mensagem de “Pagamento Cancelado Decisão Ministério”, procure sacar um ou dois dias depois. O problema já foi relatado por milhares de beneficiários em outros meses, referente a um final de NIS específico, no entanto, com cerca de 24h o valor já estava depositado na conta.

É importante lembrar que o Governo Federal usou a nomenclatura de “benefício cancelado” para informar que a família teve o Bolsa Família suspenso temporariamente, para que então ela pudesse receber o auxílio emergencial, que foi instituído no Brasil pela Lei de nº 13.982/2020.

Mensagem – Pagamento Cancelado Decisão do Ministério — © Reprodução