Finados

Confira como foi a movimentação nos cemitérios da Zona da Mata

Alguns cemitérios registraram baixo número de visitas

Publicado: | Atualizado em 15/08/2019 20:37


Responsável pelo cemitério, Reinaldo disse que 5 mil pessoas passarão pelo local (Crédito: Josenildo Feitosa/BR104)
Responsável pelo cemitério, Reinaldo disse que 5 mil pessoas passarão pelo local (Crédito: Josenildo Feitosa/BR104)

São José da Laje

O Cemitério São José, localizado no município de São José da Laje, Zona da Mata alagoana, registrou desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feria (2), uma grande movimentação de pessoas que vão ao local homenagear os entes que já se foram.

O Dia de Finado teve início com a celebração de uma missa, que foi presidida pelo padre Josenildo, às 6h. Mas, segundo o administrador do local, José Reinaldo, o campo santo abriu as portas desde às 5h. “No ano passado, nós abrimos às 5h e fechamos às 10h. Esse ano, decidimos fechar às 11, para que todos venham com tranquilidade”, disse.

Ainda segundo Reinaldo, durante todo o dia de hoje, equipes estarão de prontidão para auxiliar as pessoas que não lembram mais onde está localizado o túmulo de seus parentes ou amigos falecidos. “Toda nossa equipe vai estar no escritório para quem necessitar de ajuda”, ressalta o funcionário.

União teve o maior fluxo de pessoas desde as primeiras horas da manhã (Crédito: Gustavo Lopes/BR104)

União dos Palmares

Diversas pessoas acordaram cedo e foram ao Cemitério Campo Santo dos Palmares, no Centro de União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas, para acender velas, rezar e matar a saudade daqueles que já se foram. Para eles, essa é uma forma de estar mais “perto” daqueles que já não se encontram entre nós.

De acordo com a administração do cemitério, devem passar pelo local no dia de hoje, cerca de mais de 5 mil pessoas. “Nós abrimos às 5h da manhã e só iremos fechar às 10h. Ainda hoje, para encerrarmos as atividades, teremos uma missa que será realizada às 17h, e será presidida pelo padre George Lourenço”, disse.

Em Murici, cemitério estava praticamente vazio (Crédito: Gustavo Lopes/BR104)

Murici

No Dia de Finados, na cidade de Murici, na Zona da Mata de Alagoas, o comércio abriu suas portas no horário da manhã. Já nas proximidades do cemitério municipal, ambulantes organizaram uma feira com produtos relacionados a data, como: velas e flores.

Apesar do feriadão, o movimento na cidade foi tranquilo e sem transtornos à população. O principal cemitério da cidade, recebeu durante todo o dia dois de novembro, várias pessoas que chegavam para presar homenagens aos seus entes queridos.

Assim como em outras cidades da Zona da Mata do estado, a maioria da população deixou para ir ao campo santo no horário da noite, quando é registrado o maio número de pessoas nos locais de visitação e homenagens aos falecidos.

Mulher denuncia superlotação e excesso de corpos em uma única cova (Crédito: Josenildo Feitosa/BR104)

Branquinha

O cemitério de Branquinha esteve aberto durante todo o dia de finados para receber os visitantes e moradores da cidade, no dia de homenagens aos mortos.

Na porta do principal cemitério da cidade, apenas alguns ambulantes vendiam velas e flores. Durante a tarde, a calmaria na cidade foi a principal característica desse feriado de finados.

Uma senhora que não quis se identificar, denunciou a nossa reportagem a superlotação no cemitério do município. Segundo ela, alguns túmulos estão sendo violados, e numa mesma catacumba, estão sendo sepultados cerca de dois a três corpos.

Ainda segunda a mulher, o cemitério de Branquinha não tem ossário, e os restos mortais dos falecidos podem estar sendo colocados em lugares indevidos.

Cemitério de Santana do Múndaú estava repleto de lixo (Crédito: Gustavo Lopes/BR104)

Santana do Mundaú

O cemitério Nossa Senhora da Piedade, em Santana do Mundaú, estará aberto durante todo o feriado de finados para as visitações e homenagens aos mortos.

Um dos maiores problemas encontrados no cemitério da cidade, foi a superlotação. O local é o único no município, e além de estar superlotado, a falta de organização dos túmulos acaba prejudicando o seu bom funcionamento.

Como nos outros municípios visitados pela nossa reportagem, alguns comerciantes se concentravam na porta de acesso ao cemitério para realizar a venda de velas e flores.

O principal diferencial encontrado na cidade, em relação aos outros municípios, é que em Santana do Mundaú, tradicionalmente, um parque de diversões é montado na principal avenida da cidade e se torna a atração da noite de finados.

Movimento era de tranquilidade em Ibateguara (Crédito: Gustavo Lopes/BR104)

Ibateguara

Assim como os outros cemitérios da região da Zona da Mata, o do município de Ibateguara, que fica localizado no bairro José Alves, não foi diferente. A movimentação começou desde as primeiras horas do dia. Os portões foram abertos às 5h da manhã.

Apesar de ser uma tradição anual, a movimentação no cemitério é tranquila, pouca gente compareceu ao campo santo José Augusto Alves. Já os ambulantes, estão desde que o campo santo abriu as portas, e esperam faturar neste feriado. Apenas velas estão sendo vendidas no local e custam R$ 2.

O trânsito no entorno do cemitério é bastante complicado, pois uma feira foi instalada na localidade, que atrapalha o fluxo de veículos, causando congestionamento. No local não existem agentes de trânsito para ajudar no ordenamento do tráfego e ou para orientar os condutores.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Ações visa ordenar e fiscalizar o comércio ambulante durante o Dia de Finados (Crédito: Secom Maceió)
Finados
Em Maceió, secretaria intensifica fiscalização no entorno dos cemitérios

Ações visa ordenar e fiscalizar o comércio ambulante durante o Dia de Finadosm


Bruno, Iran e Júnior Menezes - @Reprodução
Finados
Cemitério de Ibateguara registra fraco movimento

Os portões foram abertos às 5h da manhã; ambulantes estão vendendo apenas velas no local


No fim da tarde, será realizada uma missa em homenagem aos entes queridos (Crédito: Gustavo Lopes/BR104)
Finados
Cemitério de União deve receber cerca de 5 mil pessoas

No fim da tarde, será realizada uma missa em homenagem aos entes queridos


Alguns cemitérios da Zona da Mata abriam as portas desde às 5h (Crédito: Gustavo Lopes/BR104)
Finados
Cemitérios já tem grande movimentação neste feriado

Alguns cemitérios da Zona da Mata abriam as portas desde às 5h