O corpo da cantora Preta Gil chegou ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro por volta das 7h desta sexta-feira (25), onde acontece o velório aberto ao público até as 13h. A despedida à artista, que faleceu aos 50 anos no último domingo (2o), reúne fãs, amigos e familiares e toma as ruas do centro da capital com homenagens, interdições no trânsito e forte esquema de segurança.
Preta Gil morreu em Nova York, nos Estados Unidos, onde estava internada desde maio deste ano para um tratamento experimental contra um câncer de intestino diagnosticado em janeiro de 2023. O corpo da cantora desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, nesta quinta-feira (24), e foi transferido em seguida para o Rio de Janeiro, cidade onde a artista construiu grande parte de sua carreira.
No momento da chegada ao Theatro Municipal, imagens divulgadas nas redes sociais mostraram o caixão prateado e brilhante da artista sendo retirado do carro funerário e conduzido até o saguão principal do teatro. O local, símbolo histórico da cultura brasileira, foi preparado para receber a cerimônia de despedida, que não contará com shows ou apresentações musicais, segundo informou a família Gil. Um telão de LED exibe imagens da trajetória de Preta, e um espaço reservado acolhe familiares e amigos mais próximos.
A Prefeitura do Rio montou uma operação especial para acomodar o grande número de pessoas esperadas para o velório. Equipes da CET-Rio, da Guarda Municipal, da Comlurb e do Centro de Operações (COR) atuam desde a noite de quinta-feira, quando as primeiras interdições no entorno do Theatro Municipal foram iniciadas a partir das 19h.
A data escolhida para o velório carrega um forte simbolismo: 25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, reforçando o legado de Preta Gil como voz potente no combate ao racismo e na valorização da identidade negra. Ao longo de sua trajetória, Preta se destacou não apenas na música, mas como uma figura pública que defendia o amor-próprio, a liberdade corporal e o empoderamento feminino.
Após o velório, por volta das 15h, o corpo da artista será conduzido em cortejo até a capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência, onde ocorrerá uma cerimônia restrita a familiares e amigos até as 17h. O transporte será feito em um carro do Corpo de Bombeiros e passará por ruas do centro da cidade, incluindo o trajeto do circuito de megablocos carnavalescos que ganhou o nome da cantora – uma homenagem à sua importância para o carnaval de rua carioca. Preta foi fundadora e figura central do popular “Bloco da Preta”, um dos maiores da folia fluminense.
