
Em 2014, os atores globais Thiago Fragoso e Mateus Solano protagonizaram uma das cenas mais marcantes da novela “Amor à Vida”, escrita pelo autor Walcyr Carrasco.
No último capítulo da novela, os personagens Félix (interpretado por Mateus Solano) e Niko (interpretado por Thiago Fragoso) protagonizaram o primeiro beijo gay da história da Tv brasileira. No entanto, os casais homoafetivos na dramaturgia ainda são um tabu no Brasil.
Thiago Fragoso foi o convidado especial de hoje do podcast Novela das 9 promovida pelo Portal Gshow. Durante a conversa, o ator ressaltou o seu orgulho em ter interpretado a cena histórica.
“A gente entrou em uma viagem coletiva junto com o público. Foram dois personagens muito poderosos, o Walcyr teve a maior coragem de mudar a novela toda para os dois ficarem juntos”, disse Thiago.
O ator também lembrou da repercussão positiva da cena, e afirmou que o sucesso dos personagens foi consequência da leveza da história, pois em nenhum momento procurou sexualizar Niko e Félix.
“Quando os personagens se conheceram, foram se apaixonando e essa relação foi se desenvolvendo, a gente não estava preocupado em sexualizar aquela história. A gente estava preocupado em mostrar a humanidade dessas pessoas, e acho que foi nessa que o público comprou, porque foi realmente um casal muito singelo, era um amor muito verdadeiro. As brigas deles eram muito divertidas, a gente ria com eles também”, contou o ator.
Já se passaram sete anos após a novela, e o ator afirmou que a representação de casais homoafetivos nas novelas continuam sendo um tabu e que gera reações preconceituosas por parte do público mais conservador. O famoso disse que, na época, acreditou que a cena poderia ajudar a combater a intolerância.
Às vezes, encontramos personagens gays em filmes e novelas no Brasil, mas muitas vezes eles são caracterizados de forma sexualizada, ou são portadores de doenças ou até mesmo marginalizados pela sociedade. Tais caracterizações fazem o público esquecer que existem gays médicos, professores, políticos, policiais, dentre outros profissionais.