Na madrugada desta terça-feira (22/12), o humorista Fábio Porchat, causou polêmica nas redes sociais ao criticar a Bíblia em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura.
Porchat, que é mais uma vez intérprete de Jesus no especial de Natal do Porta dos Fundos, “Teocracia em Vertigem”, não enxerga veracidade na escritura sagrada. “Quanto mais a gente lê a Bíblia, mais ateu a gente é”, declarou.
“[…] Não dá para acreditar no que está ali [na Bíblia] literalmente. São parábolas muito bonitas, ideias muito bacanas para a gente lidar com a sociedade, com o outro, com as adversidades”, completou.
Após a declaração, o nome do humorista ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter. Ele também fez questão de enfatizar que chegou a essa conclusão durante a pesquisa para o roteiro do filme humorístico.
“Eu sempre me interessei muito por religião, qualquer uma delas, as histórias são muito ricas. E para escrever esse especial eu li os quatro evangelistas, porque cada um conta uma versão, para ter um olhar de fora. eu não acredito [na Bíblia], eu olho como qualquer outra pessoa que teria uma reação normal. Eu analiso, leio a Bíblia para tentar transformar aquilo em um olhar não-crente”, explicou.
Fábio Porchat é ateu assumido, e deu a sua versão sobre quem ele acredita que Jesus seja. Para ele, Cristo é uma figura bem diferente do que narrado nas Escrituras Sagradas.
“Jesus volta o tempo todo, mas não deixam ele crescer. Jesus é Emily, criança que morreu baleada, é João Hélio [arrastado pelo carro em movimento, após um assalto], todas as pessoas que tentam voltar e são assassinadas”, explicou ele.
“Quanto mais a gente lê a Bíblia, mais ateu a gente é.”
No #RodaViva, @FabioPorchat fala sobre a pesquisa para o roteiro do especial de Natal do Porta dos Fundos e sua relação com a religião. pic.twitter.com/LbxDPW1xQy— Roda Viva (@rodaviva) December 22, 2020