Anitta descobre que tem Endomentriose; saiba mais sobre a doença

A revelação abriu caminho para o tema ser mais discutido, principalmente entre as mulheres, e ganhar mais visibilidade.

Anitta | © Reprodução

Anitta | © Reprodução

Nesta sexta-feira (8/07), a cantora Anitta contou no Twitter que descobriu ter Endometriose, uma doença que afeta milhares de mulheres no mundo todo. Em uma série de tweets, ela explicou o seu dilema ao conviver com a dor nos últimos 9 anos, sem saber a verdadeira causa. A revelação abriu caminho para o tema ser mais discutido, principalmente entre as mulheres, e ganhar mais visibilidade.

A artista relatou que sofria muito com a dor após a relação sexual, ao ponto de não conseguir andar por 48 horas. “Acreditem. A dor é tão ruim que você quer fazer de TUDO pra que isso passe. Então obviamente nesses meus 9 anos de luta eu passei foi por gente me dizendo as mesmas coisas… e nada de resolver”, escreveu ela na rede social.

Segundo Anitta, após contar esse fato em um podcast, vários sites médicos insinuaram que ela tinha infecção urinária e evidenciaram que a higiene era muito importante, além do uso de preservativo, urinar após a relação, beber muita água, entre outras coisas, que a cantora já tinha escutado e fazia.

“Quando li essas matérias pensei… esses senhores me examinaram e eu não to sabendo? Para estar escrevendo um artigo com meu nome sobre o meu problema de saúde? Tavam querendo dizer que eu não tenho higiene? (logo eu a obcecada pelo cuidado com a minha larissinha). Era insinuando que eu não uso preservativo? (Alô DST, hein, saí ilesa dessa população inteira mundial que já passou por aqui só na base da sorte e do milagre?)”, contou.

Depois de anos sem saber o motivo de tanta dor e após a realização de várias exames que nunca deram em nada, Anitta procurou uma amiga, que é médica, e realizou mais um exame, que, novamente, não constatou nenhuma bactéria. Porém, ao fazer uma ressonância na artista, a doutora detectou a Endometriose.

Diante disso, a cantora chamou a atenção para a desinformação sobre a saúde feminina. “Falta de higiene? Não. Falta de preservativo? Não. Falta de água? Não. Falta de pesquisar a fundo todas as variáveis que cada corpo pode responder a uma anomalia? SIM”, disse.

“Pesquisem, galera. A endometriose é muito comum entre as mulheres. Tem vários efeitos colaterais, em cada corpo de um jeito. Podem se estender até a bexiga e causar dores terríveis ao urinar. Existem varios tratamentos. O meu terá que ser cirurgia”, declarou a artista.

O que é Endometriose?

A doença ocorre quando o endométrio – tecido que reveste o útero – cresce fora do lugar, ou seja, em localização extrauterina, principalmente nos órgãos e nas estruturas da pelve feminina. Com isso, surgem as cólicas intensas e os incômodos.

Durante o ciclo menstrual normal, o endométrio aumenta, descama e sangra dentro do útero. Quando isso acontece por fora, geralmente as células atingem os ovários, a bexiga, as partes intestinais, e a mulher sofre com muitas dores. Isso é Endometriose.

Quais são os sintomas?

Quando os sintomas surgem, a mulher pode sentir cólicas intensas, dores durante ou após a relação sexual (caso da cantora Anitta) e ter sangramento excessivo. Dependendo do quadro, também podem aparecer problemas urinários e intestinais.

Qual a melhor forma de tratar a Endometriose?

É recomendado o tratamento clínico, no qual o médico responsável pelo acompanhamento da mulher irá sugerir medicamentos que melhorem os seus sintomas e impeça o avanço da doença. Em casos mais avançados, a cirurgia para realizar a remoção completa dos focos de Endometriose se faz necessária.

Ou seja, é muito importante investigar quadros pélvicos dolorosos. Cólica muito forte não é normal! Portanto, se você possui os sintomas citados, consulte um(a) ginecologista! O diagnóstico precisa ser feito por um profissional!