10 famosos que morreram em 2022

Eles deixaram um legado para a arte, a música e a história.

Jô Soares, Gal Costa, Paulinha Abelha e Milton Gonçalves | © Reprodução

Jô Soares, Gal Costa, Paulinha Abelha e Milton Gonçalves | © Reprodução

Em 2022, muitos famosos, dentre cantores, atores e figuras políticas, nos deixaram. A partida de cada um deles foi um choque tanto para os familiares quanto para os seus admiradores, seja pela morte precoce ou não. A maioria dos que partiram deixou um legado para a arte, a música e a história.

Confira abaixo a lista dos famosos que faleceram neste ano:

1. Erasmo Carlos

O cantor e compositor Erasmo Carlos faleceu, aos 81 anos, no dia 22 de novembro, com um quadro de síndrome edemigênica.

Erasmo é um dos grandes nomes da Jovem Guarda, além de ser considerado o pioneiro do rock nacional. Ele também foi um grande parceiro musical de Roberto Carlos. No tocante às composições, o artista possui mais de 600 músicas em seu nome.

2. Roberto Guilherme

O ator Roberto Guilherme, conhecido por atuar em Os Trapalhões da TV Globo como o Sargento Pincel, faleceu no dia 10 de novembro, aos 84 anos. Ele lutava contra um câncer.

Durante mais de 30 anos, Guilherme interpretou o Sargento Pincel. Ele contracenava com o Soldado 49, interpretado por Didi (Renato Aragão). O programa Os Trapalhões é considerado um marco do humor nacional.

3. Gal Costa

A cantora Gal Costa, uma das maiores vozes da Música Popular Brasileira, morreu no dia 9 de novembro, aos 77 anos. A causa da morte não foi revelada, mas ela estava se recuperando de uma cirurgia para a retirada de um nódulo na fossa nasal.

Com 57 anos de carreira, Gal interpretou músicas marcantes como “Baby”, “Meu nome é Gal”, “Chuva de Prata”, “Meu bem, meu mal”, “Pérola Negra” e “Barato total”.

4. Rainha Elizabeth II

A rainha Elizabeth II do Reino Unido faleceu no dia 8 de setembro, aos 96 anos, no palácio de Balmoral, na Escócia, residência de férias onde ela estava desde 21 de julho.

A rainha Elizabeth foi a segunda monarca com o reinado mais longo da história, assumindo o trono do Reino Unido por 70 anos. Ela fica atrás apenas do rei Luís XIV da França, que esteve no poder por 72 anos.

5. Milton Gonçalves

O ator Milton Gonçalves, ícone da TV brasileira, morreu no dia 30 de maio, aos 88 anos, no Rio de Janeiro, por consequências de problemas de saúde decorrentes de um AVC sofrido em 2020.

Milton ficou conhecido por sua atuação em novelas da TV Globo, como como “O bem-amado” (1973) e as primeiras versões de “Pecado capital” (1975) e “Sinhá Moça” (1986). No total, ele trabalhou em 40 novelas. Além de ter estrelado programas humorísticos, minisséries e outras produções de sucesso.

6. Jô Soares

O apresentador Jô Soares morreu no dia 5 de agosto, aos 84 anos, em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês, onde estava internado desde o dia 28 de julho. A causa da morte não foi revelada.

Jô foi humorista, apresentador de televisão, escritor, diretor e ator. Ele teve apenas um filho, Rafael, que morreu em 2014, aos 50 anos.

7. Paulinha Abelha

A vocalista da banda Calcinha Preta, Paulinha Abelha, morreu no dia 23 de fevereiro, aos 43 anos, após ficar 12 dias internada em um hospital de Aracajú – SE, em decorrência de uma bactêria no cérebro.

Paulinha ficou conhecida por cantar em Calcinha Preta. Ao todo, ela gravou 21 CDs e três DVDs. A cantora interpretou sucessos como “Você Não Vale Nada”, ”Furunfa”, “Baby dool”, “Louca por ti”, “Sonho Lindo”, “Armadilha”, “Paulinha” e “Ainda te amo”.

8. Ludmila Ferber

A pastora e cantora gospel Ludmila Ferber faleceu no dia 26 de janeiro, aos 56 anos de idade, em decorrência de câncer no pulmão. Ela havia sido diagnosticada no ano de 2018, e desde então, travava uma incessante luta contra a doença.

Entre os maiores sucessos da cantora estão “Sonhos de Deus”, “Sopra Espírito”, “Ouço Deus me chamar” e “Nunca pare de lutar”.

9. Elza Soares

A cantora Elza Soares morreu no dia 20 de janeiro, aos 91 anos, no Rio de Janeiro. Segundo a sua assessoria, ela morreu de “causas naturais”.

Elza tinha o samba como seu ritmo tradicional. Entre as suas músicas de sucesso, destacam-se “Se Acaso Você chegasse”, “A Carne”, “Espumas ao Vento”, “Mulher do Fim do Mundo” e “Maria da Vila Matilde”.

10. Claudia Jimenez

A atriz Claudia Jimenez morreu no dia 20 de agosto, no Rio de Janeiro, aos 63 anos, de insuficiência cardíaca.

Em sua carreira, ela interpretou Dona Cacilda, da “Escolinha do Professor Raimundo”, e Edileuza, de “Sai de Baixo”.