Fake News

Vacina contra Covid “magnetiza” o braço? Cientista explica

Antivacinas têm publicado vídeos na tentativa de desestimular a adesão ao imunizante.

Publicado: | Atualizado em 04/06/2021 16:27


Moeda na vacina
Moeda na vacina

Quem usa aplicativos como Tik Tok e Kwai já deve ter visto um novo desafio que passou a viralizar, especialmente, nessas redes sociais, que consiste em usar uma moeda ou algo de metal, e tentar “colar” no braço de alguém que foi vacinado com alguma dose da vacina contra o novo coronavírus.

Vários vídeos desse desafio passaram a circular na internet, e em muitos deles, as pessoas o fazem como forma de amedrontar quem ainda não foi vacinado, justificando que essas vacinas possuem algum tipo de metal em sua composição capaz de magnetizar o corpo humano.

Em alguns desses vídeos, é dito que a vacina pode conter algum tipo de ‘nanochip’, e que os chineses podem espionar a população. Esse tipo de conteúdo, segundo especialistas, além de ser fake news, pode prejudicar as campanhas de vacinação por desinformar a população.

Para a professora de imunologia da Universidade de Brasília (UnB), Anamélia Lorenzetti Bocca, “esses vídeos são fake news que prejudicam a adesão da população à campanha de vacinação. O problema é que as pessoas querem causar”.

A cientista explica que o fato de uma moeda ou qualquer objeto leve aderir à pele, não necessariamente significa que a vacina tenha qualquer tipo de metal ou produto magnético. Ela esclarece que a própria pele possui óleos naturais que podem permitir a aderência de objetos leves, e que nos vídeos é dito como se a moeda ou o objeto só fica agarrado ao lugar onde a vacina foi aplicada.

“Existe todo um controle de qualidade sobre as vacinas. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi nas fábricas onde elas estão sendo produzidas. Analisou e viu toda a rota de produção”, conta a pesquisadora. “Mesmo que o IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) venha de fora, a agência também foi nos laboratórios que os produzem”, completa.

Assuntos

Fake NewsVacina

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Ato pró Lula em União dos Palmares - @Reprodução
Fake News
FAKE NEWS: 2º BPM nega roubo de celular em ato pró-Lula em União

Segundo o oficial, não foram registradas prisões ou qualquer reclamação de roubo de celulares, ou outra ocorrência durante o ato político. 


Boneco terapeutico - @reprodução
Fake News
Checamos: Crescem vendas de bonecos terapêuticos para pedófilos?

Segundo o post de uma vereadora, o boneco foi criado como uma espécie de "terapia" para os pedófilos.


Imagem de fake News - @Reprodução
Fake News
É fake que homem teve o pênis decepado em São José da Laje

A imagem passou a circular nas redes sociais na tarde desta quinta-feira (14).


Sílvio Santos
Fake News
Sílvio Santos não morreu; o assunto foi parar nos mais comentados do Twitter

Circula nas redes sociais a informação de que o apresentador e empresário Sílvio Santos, teria morrido na madrugada desta terça-feira (17).


Pastor Silas Malafaia - Divulgação
Fake News
Contra STF, pastor Silas Malafaia compartilha fake news no Twitter

O pastor publicou uma imagem afirmando que autoridades francesas irão responder na justiça por negar hidroxicloroquina a pacientes de Covid-19