FIFA bane presidente da CBF Ricardo Teixeira do Futebol

Além do banimento, o ex-presidente terá que pagar uma multa de 1 milhão de francos suíços, cerca de R$ 4,2 milhões de reais

FIFA bane presidente da CBF Ricardo Teixeira do Futebol — © Reprodução

FIFA bane presidente da CBF Ricardo Teixeira do Futebol — © Reprodução

Esporte — A Federação Internacional de Futebol (FIFA), anunciou nessa sexta-feira (29), que o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ricardo Teixeira, foi excluído ‘perpetuamente’ do futebol.

Segundo o conselho de ética da entidade, Teixeira é culpado por crimes de corrupção, suborno e pagamentos de propinas no ano de 2006 a 2012.

Por coincidência, neste mesmo período, o Brasil foi um dos países escolhido entre a Colômbia e Argente para sediar a Copa do Mundo em 2014. Além de ser banido de qualquer organização futebolística tanto em âmbito nacional quanto internacional, o ex-dirigente também terá que pagar uma multa no valor de um milhão de francos suíços, que convertidos ao real chega a R$ 4,2 milhões.

+ Manifestantes citam Zumbi e pedem demissão de presidente da Fundação Palmares

Ricardo Teixeira, estava sendo investigado por participar de um esquema de propina por parte das negociações nas transmissões de jogos e campeonatos, articulados pela CBF, Conmebol e Concacaf.

Para a FIFA, o ex-presidente violou o artigo 27 referente ao código de ética da entidade, que trata do suborno, para esta violação a punição é vitalícia, e pune os envolvidos em quaisquer atividades do futebol nacional ou internacional.

O agora ex-presidente, estive a frente da CBF desde 1989 e  ficou até 2012. Com ele, o Brasil já soma três presidentes na entidade que sofreram punições severas da FIFA. Marco Polo Del Nero e José Maria Marin também.