Escândalos de doping deixa Rússia fora das Olimpíadas de Tóquio

Atletas que comprovarem que não fizeram parte do esquema, poderão competir sob bandeira neutra

Escândalos de doping deixa Rússia fora das Olimpíadas de Tóquio — © Reprodução

Escândalos de doping deixa Rússia fora das Olimpíadas de Tóquio — © Reprodução

Mundo — Por conta dos escândalos recentes de doping entre atletas na Rússia, o país foi banida das disputas dos jogos Olímpicos de Tóquio e da Copa do Mundo, que será realizada no Catar. A decisão foi dada pela Agência Mundial Antidoping (Wada, sigla em inglês).

A punição também é válida para os jogos Olímpicos de Inverno, que acontece em 2022 em Pequim. Além disso, o país não poderá organizar ou sediar qualquer tipo de evento esportivo.

+ CBF Divulga ranking de clubes para 2020

Mesmo com as ordens da ‘WADA’, a Rússia ainda pode recorrer a decisão junto ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), no prazo de 21 dias. Caso o país apresente algum recurso que viabilize a decisão aplicada pelo órgão, o Tribunal irá suspender a sanção aplicada até que a confirmação do caso seja analisada com mais rigidez, e assim sendo, a decisão possa ser confirmada ou rejeitada pelo TAS.

No entanto, os atletas não entram na sentença, ou seja, eles não estão impedidos de participarem dos jogos Olímpicos, desde que apresentem provas de que não estão entre os envolvidos nos escândalos de doping no país, sendo aprovado a participação, eles competirão sob bandeira neutra, “sem representatividade de país”.

Caso isso aconteça, não será a primeira vez que atletas irão competir em jogos ‘Olímpicos de Inverno’ com bandeira neutra, em 2018 aproximadamente 168 atletas competiram desta forma.