
No ano de 2015, o CSA foi eliminado na semifinal do Campeonato Alagoano e não garantiu vaga na Série D, naquele mesmo ano CRB havia conquistado o título da competição. Com a eliminação, o Azulão ficou sem partidas oficiais até janeiro do ano seguinte.
Após ter conseguido uma reviravolta conquistando 2 acessos seguidos, o clube alagoano está muito perto de subir para a Série A. Falta apenas um jogo, e o time está em 5º lugar na tabela da Série B, com 59 pontos. Precisa de uma vitória simples no próximo sábado, contra o Juventude, para voltar à Primeira Divisão, que não joga desde 1987, quando participou do Módulo Amarelo da Copa União.
A partida está marcada para as 17h (de Brasília), em Caxias do Sul. Se o Azulão empatar, depende de uma vitória do Avaí contra a Ponte.
A arrancada do CSA no Brasileiro contou com o vice da Série D, em 2016, o título da Série C, em 2017. Em 2018, também voltou a ser campeão alagoano após dez anos. Pode ser o primeiro clube do Brasil a ter três acessos consecutivos em divisão nacional.
* Com informações do Globo Esporte