
O Conselho Arbitral decidiram nesta terça-feira (13) como será a fórmula de disputa, datas e detalhes do Campeonato Alagoano de 2019. A reunião foi realizada no Maceió Mar Hotel, localizado no bairro da Ponta Verde.
A fórmula apresentada pela Federação Alagoana de Futebol (FAF) foi a mesma deste ano. Os dirigentes discutiram alguns pontos, inclusive sobre a possibilidade de uso do VAR (árbitro de vídeo) em jogos finais.
CSA, CRB, ASA, Coruripe, Murici, Dimensão Saúde, Ceo e Jacyobá já estão inscritos para disputar a competição. Além da luta pela taça, o campeonato também abre uma vaga para a Copa do Nordeste, três vagas para a Copa do Brasil e duas vagas para Série D.
O Alagoano de 2019 terá três fases. A primeira, os times jogam apenas no sistema de ida. Cada time fará sete partidas, e os quatro melhores vão para as semifinais.
A segunda fase corresponde a semifinal, que será disputada no sistema de mata-mata: 1º x 4º; 2º x 3º. Quem fizer a melhor campanha na primeira fase, terá a vantagem de jogar pelo empate na soma dos placares.
A terceira fase é a grande final, com dois jogos, ida e volta. Se houver empate na soma dos resultados, o campeão será conhecido na disputa por pênaltis.
Diante do exposto, a competição começa no dia 20 de janeiro e tem final prevista para 21 de abril.