O filme alagoano “Sem Coração” foi pré-selecionado nesta semana para concorrer à indicação ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional. Gravado nas praias do litoral de Alagoas, o longa-metragem está entre os seis filmes brasileiros pré-selecionados pela Academia Brasileira de Cinema, conforme anúncio feito na última segunda-feira (16).
Dirigido pela cineasta alagoana Nara Normande, em parceria com o pernambucano Tião, o filme traz uma narrativa ambientada no verão de 1996, nas paisagens de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e no bairro de Guaxuma, em Maceió — local de nascimento de Nara.
Desde sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Veneza, “Sem Coração” tem atraído os olhares da crítica tanto no Brasil quanto no exterior.
A trama gira em torno de Tamara, interpretada por Maya de Vicq, uma jovem prestes a se mudar para Brasília que passa suas férias em uma vila de pescadores no litoral alagoano. Lá, ela descobre a intrigante figura de “Sem Coração”, uma garota com uma cicatriz no peito, cuja presença gera uma jornada de autodescoberta e intensa atração para Tamara.
O longa é uma expansão do curta-metragem homônimo de 2013, também dirigido por Nara e Tião.