Saiba quem foi Rita de Cássia, uma das maiores compositoras de forró do Brasil

Em sua carreira como cantora, ela gravou 12 álbuns com Redondo, seu irmão, e a Banda Som do Norte, durante 25 anos.

Rita de Cássia | © Reprodução

Rita de Cássia | © Reprodução

A cantora e compositora Rita de Cássia, de 50 anos, morreu nesta terça-feira (03/01), em um hospital na cidade de Fortaleza, capital cearense. O motivo do seu falecimento foi uma fibrose cística.

Ela é considerada, no meio artístico, como uma das maiores e principais referências na composição de músicas de forró de todo o Brasil, tendo um histórico de mais de 500 composições gravadas por bandas e artistas. Entre as bandas, podemos citar Aviões do Forró e Mastruz com Leite. E entre os artistas, podemos citar Amelinha e Frank Aguiar.

As músicas mais famosas de Rita são: “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, “Saga de um Vaqueiro” e “Jeito de Amar”, que ficou popularmente conhecida com a banda Aviões do Forró.

A primeira música gravada da cantora foi “Brilho da Lua”. A canção foi gravada no ano de 1992 e foi interpretada pela cantora Eliane, que deixou uma homenagem para a artista.

“O ano era 1991, a mocinha tímida que foi até a minha casa na Messejana me apresentar umas composições. Ritinha passou a tarde na minha casa com o seu violão apresentando seus sucessos para mim e meu amado pai Zé Lima. Ela me apresentou ‘Brilho da Lua’, ‘Meu Nego’, ‘Meu Vaqueiro, Meu Peão’ e ‘Sonho Real’. Escolhi ‘Meu Nego’ e ‘Brilho da Lua’. De 91 em diante, todo álbum tinha que ter clássicos dessa estrela… que se tornavam carro-chefe dos álbuns”, publicou Eliane após a morte de Rita.

Rita de Cássia fez, e ainda continua fazendo, sucesso entre os amantes do forró das antigas. Na carreira como cantora, ela gravou 12 álbuns com Redondo, seu irmão, e a Banda Som do Norte, durante 25 anos. Antes de sua morte, a artista estava em carreira solo.