Um dos assuntos mais comentados nesta segunda-feira (28) está sendo o tapa na cara que o ator Will Smith deu em Chris Rock, conhecido pela série de TV “Todo Mundo Odeia o Chris”.
Toda a confusão se deu após Chris brincar com a queda de cabelo de Jada Smith, mulher de Will, que está com uma doença autoimune chamada Alopecia. Mas, afinal, do que se trata essa condição?
O que é Alopecia?
A alopecia é uma condição em que ocorre perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo. Porém, o tipo mais comum é a que se manifesta no couro cabeludo, a calvície. O distúrbio, que pode ser transitório ou definitivo, afeta homens e mulheres e existem diferentes causas possíveis, tipos e graus.
Fase anágena: é quando ocorre o crescimento dos fios. Cerca de 90% dos cabelos estão nesta etapa, que pode durar de dois a oito anos;
Fase catágena: fase de transição, na qual os folículos capilares encolhem e duram de duas a três semanas;
Fase telógena: o cabelo repousa durante dois a quatro meses. No final dessa etapa, o cabelo cai para que o ciclo de crescimento recomece.
O que causa Alopecia?
As causas da alopecia podem ser variadas. No entanto, alguns fatores associados ao desenvolvimento da condição são:
Hereditariedade;
Hormônios masculinos;
Traumas na região;
Má alimentação, que leva à falta de vitaminas;
Estresse;
Oleosidade em excesso, relacionada à dermatite seborreica;
Reação adversa a medicamentos ou certos tratamentos, como a quimioterapia;
Tratamentos de beleza com produtos químicos que agridem o couro cabeludo;
Problemas na tireoide;
Infecções causadas por fungos ou bactérias, inclusive casos de resistência bacteriana.
Há algum tratamento capilar que diminua a queda de cabelo causada pela Alopecia?
Classificar o tipo de alopecia é essencial para direcionar o tratamento. Por isso, é sempre indispensável consultar o médico dermatologista ou tricologista (especialista na saúde do cabelo). Mesmo nos casos em que a queda de cabelo é permanente, existem maneiras de minimizar a perda intensa dos fios.