publicidade
publicidade
Entretenimento

Primeiro eclipse lunar total de 2022 acontecerá em maio

Um eclipse lunar total ocorre quando a Terra bloqueia toda a luz do Sol, que passa a não alcançar a Lua, formando uma sombra.

Publicado:


Eclipse Lunar Total | © Reprodução
Eclipse Lunar Total | © Reprodução

No dia 16 de maio acontecerá o primeiro eclipse lunar total do ano. O fenômeno irá ocorrer, na verdade, a partir das 22h30 do dia 15 de maio e perdurará até as 3h50 da madrugada do dia 16; porém, o seu auge acontecerá às 1h11.

O eclipse poderá ser visto das Américas do Norte e Sul, e parcialmente da Europa e da África.

Não é necessário usar equipamentos de proteção dos olhos para assistir ao eclipse lunar, essa precaução precisa ser tomada somente na observação de eclipses solares, devido aos raios ultravioleta.

Um eclipse lunar total ocorre quando a Terra bloqueia toda a luz do Sol, que passa a não alcançar a Lua, que é tomada pela sombra que a Terra projeta no espaço.

Ainda em 2022, ocorrerá um segundo eclipse lunar total, no dia 8 de novembro. O último eclipse lunar total ocorreu em 2019, no dia 21 de janeiro.


veja também

Lua de Sangue | © Depositphotos
Entretenimento
Primeiro eclipse lunar do ano traz Lua de Sangue neste domingo (15)

O fenômeno acontecerá a partir das 22h30 do dia 15 até as 03h50 do dia 16 e poderá ser visto de todo o território nacional.


Dado Dolabella | © Reprodução
Entretenimento
Dado Dolabella é detido por porte ilegal de drogas

Os policiais encontraram 12 gramas de maconha com o artista, no dia 21 de abril. Após o flagrante, Dolabella precisou assinar um TCO.


iPod | © Reprodução
Entretenimento
Apple anuncia fim do iPod após 20 anos

Sua última evolução foi a adoção da tecnologia de controle por toque, com o lançamento da versão chamada de iPod Touch em 2007.


Meta | © Reprodução/Internet
Entretenimento
Metaverso pode ser um fiasco?

Mark Zuckerberg tem apostado alto no projeto do Metaverso por perceber que o Twitter poderá liderar a internet.


Carlinhos Maia | © Reprodução
Entretenimento
Carlinhos Maia compra relógio avaliado em R$ 1 milhão

O influencer usou seu perfil oficial no Instagram para mostrar a seus seguidores o seu novo relógio da marca "Patek Phillipe".