Primeiro eclipse lunar do ano traz Lua de Sangue neste domingo (15)

O fenômeno acontecerá a partir das 22h30 do dia 15 até as 03h50 do dia 16 e poderá ser visto de todo o território nacional.

Lua de Sangue | © Depositphotos

Lua de Sangue | © Depositphotos

Neste domingo (15/05), acontecerá o primeiro eclipse lunar total do ano, conhecido como “lua de sangue”. O fenômeno poderá ser visto de todo o território nacional e ocorrerá a partir das 22h30 do dia 15 até as 03h50 da madrugada do dia 16. No entanto, o seu auge acontecerá às 01h11.

Um eclipse lunar total ocorre quando a Terra bloqueia toda a luz do Sol, que passa a não alcançar a Lua, que é tomada pela sombra que a Terra projeta no espaço.

O nome “lua de sangue” é devido ao fato de o satélite apresentar coloração avermelhada, devido ao bloqueio da luz solar pela Terra que permitirá apenas a passagem do feixe vermelho do espectro das cores.

Diferentemente do eclipse solar, o lunar pode ser observado sem o uso de equipamentos de proteção para os olhos, uma vez que ele não apresenta nenhum risco à saúde ocular.

No entanto, ainda que o eclipse solar possa ser visto a olho nu, caso o clima de sua cidade não favoreça a contemplação do mesmo, o Observatório Nacional (ON) irá realizar uma live para transmiti-lo às 23h15 do domingo (horário de Brasília) e você poderá acompanhar clicando aqui.