Entretenimento

Pinto da Madrugada 2026: Kara Véia é o homenageado do Carnaval em Maceió

O bloco, que é Patrimônio Imaterial de Alagoas, celebrará o legado do cantor de Chã Preta com homenagens no Mungunzá e adaptações de seus sucessos para marchinhas de Carnaval.

Atualizado 1 mês atrás
: Composição de duas fotos: à esquerda, um retrato de Kara Véia usando um chapéu de feltro branco e camisa social clara; à direita, um carro alegórico do bloco Pinto da Madrugada com um boneco gigante de um pintinho amarelo em meio à multidão na orla de Maceió.
O bloco Pinto da Madrugada celebrará o legado do forrozeiro Kara Véia no Carnaval de 2026. (Foto: Reprodução)

MACEIÓ (AL) — O bloco Pinto da Madrugada, um dos maiores símbolos do Carnaval de Alagoas com mais de 27 anos de história, anunciou que o cantor e compositor Kara Véia será o grande homenageado da folia em 2026. O artista, que faleceu em 2004, é uma das maiores referências do forró e da vaquejada, influenciando nomes como João Gomes e Tarcísio do Acordeon.

A celebração oficial terá início no dia 31 de janeiro, durante o tradicional Mungunzá do Pinto. O evento marca a abertura das prévias carnavalescas do bloco e contará com a entrega de uma comenda à família do artista em reconhecimento à sua contribuição para a cultura popular alagoana.

Segundo a organização, sucessos de Kara Véia serão adaptados para o ritmo de marchinhas carnavalescas durante o desfile na orla de Maceió, que costuma reunir 500 mil pessoas. Além disso, a camiseta oficial de 2026 trará o rosto do cantor estampado em uma arte exclusiva ao lado de outros ícones da cultura estadual.

O legado de Kara Véia

Natural de Chã Preta (AL), Edvaldo José de Lima (Kara Véia) nasceu em dezembro de 1973 e consolidou sua carreira como locutor, cantor e compositor. Ficou eternizado por hits que atravessam gerações, como: “Filho Sem Sorte”, “Boi de Carro”, “Flor de Flamboyant”, “Princesa dos Montes” e “Foi Você”.

Suas canções seguem vivas no repertório de artistas contemporâneos do piseiro e do forró, como João Gomes, Tarcísio do Acordeon, Zé Vaqueiro e Mano Walter.

Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br