Palmarino lança livro com cordéis abordando temas como homofobia e relações virtuais

O livro reúne vários cordéis do autor, onde ele também fala de suas vivências na zona rural e aborda temas como a religiosidade e a terra.

Gilmar da Pindoba | © Instagram

Gilmar da Pindoba | © Instagram

A literatura de cordel ganhou novo fôlego com a projeção de nomes como do cearense Braulio Bessa, reacendendo o interesse pela poesia matuta. Em terras alagoanas, Gilmar da Pindoba mostra que por aqui o cordel também permanece vivo.

Esse professor de 40 anos, que carrega em sua assinatura o nome do sítio onde nasceu, na Zona Rural de União dos Palmares, lança no próximo dia 27, o livro “Versos pra Terra”, onde reúne 16 poesias deliciosamente regionais.

Em 110 páginas, Gilmar de Oliveira Silva – nome de batismo – introduz no universo matuto temáticas do mundo moderno, como as relações virtuais e a homofobia, nos versos de “A paquera no aplicativo”, “O cabra macho ameaçado pelo número 24” e “A ruindade de Cassiano e seu passado oculto”, mostrando que temas contemporâneos como esses também têm lugar de fala nos cordéis.

Mas ele não abre mão do que fez da poesia matuta a mais genuína expressão dos rincões nordestinos. A fé do homem do campo passeia pelos versos de “Não queria ser Santo Antônio” e “Uma estrela em minha vida”, entre outros. E claro, o bom humor nordestino também está presente, em poesias como “Com cuspe é mais gostoso”.

“O livro reúne vários cordéis meus, onde falo de minhas vivências na zona rural, em temas como a religiosidade e a terra. Trato também sobre questões de homofobia, que é algo que não vejo acontecendo muito nos cordéis. Então são poesias que trazem minhas inquietações, minhas percepções que transfiro para meus versos”, explica Gilmar, professor conhecido por sua luta na difusão da literatura em sala de aula.

Quem é o autor

Gilmar de Oliveira Silva é formado em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), e foi na academia onde teve o nome do sítio Pindoba integrado ao seu.

O universo literário foi se ampliando com a experiência como professor de Língua Portuguesa da Escola Estadual Rocha Cavalcanti, onde tem produzido projetos pedagógicos difusores da literatura, estimulando a leitura e a escrita. Projetos que têm lhe rendido prêmios (servidor destaque 2018, medalha Sílvio Vianna 2018, medalha de bronze na Olimpíada de Língua Portuguesa 2019, campeão da Olimpíada de Língua Portuguesa 2021 – como o gênero artigo de opinião).

Livro: “Versos pra Terra” (editora Q Gráfica)
Onde: União dos Palmares
Como adquirir: @gilmardapindoba / WhatsApp: 98815-2727

*Assessoria