Gravado na Serra da Barriga, filme sobre Zumbi será exibido em União dos Palmares

O pré-lançamento do filme está previsto para acontecer no próximo dia 23, na praça Padre Cícero, no Centro de União dos Palmares.

Lula de Oliveira, cineasta que esta produzindo o filme – © Reprodução

Lula de Oliveira, cineasta que esta produzindo o filme – © Reprodução


O cineasta Lula de Oliveira falou com a equipe do BR104 sobre sua obra que está sendo produzida em União dos Palmares, intitulada de “Zumbi, Quilombo dos Palmares”. O filme, que deveria ter sido concluído há algum tempo, mas teve suas gravações interrompidas devido à pandemia do novo coronavírus, voltou com as captações finais de takes para sua conclusão.

– Nós temos cinco histórias nessa obra. Temos a primeira história, que é do Zumbi que não morreu, uma história fundamental da obra. E temos mais quatro histórias que é condizente com todo aquele período do Brasil Colonial, aquele processo todo de escravatura que, inclusive hoje, vivemos o mesmo período só que a diferença é que naquela época as correntes eram de aço – disse o cineasta.

A obra de Lula de Oliveira é composta por um elenco de atores de renome nacional, como Mario Gomes e André Gonçalves. De acordo com Oliveira, a pandemia contribuiu com fatores que prejudicaram o andamento das gravações e, consequentemente, a perca de patrocinadores.

– Quando veio a pandemia perdemos os patrocinadores todos, e já tínhamos começado a rodar a obra. Aí eu sentei com meu elenco e disse: “a gente não para”. Aí começamos a vender o que a gente tinha, eu particularmente, pra conclusão desta obra – disse.

O cineasta explica que o filme não trata de cores humanas e sim de seres humanos, tema que acompanha a obra que inicialmente tinha o prazo de 90 dias para ser concluída. O pré-lançamento da obra está previsto para o próximo dia 23 de dezembro, na praça Padre Cícero, no Centro de União dos Palmares.