Dia do Orgulho LGBTQIA+: Saiba como surgiu a data

A data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a homofobia.

Pessoas com a bandeira LGBTQIA - @Reprodução

Pessoas com a bandeira LGBTQIA - @Reprodução

Nesta terça-feira, dia 28 de junho, é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+, apesar de todas as lutas ainda enfrentadas pela classe. A data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a homofobia, a fim de assegurar os direitos e a liberdade de todas as pessoas, independente de orientação sexual.

O dia estabelecido também serve para lembrar que todos os gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, transgêneros, travestis, queer, assexuais, pansexuais, polissexuais e demais orientações sexuais e identidades de gênero, que compõem a sigla do movimento, devem se orgulhar de sua sexualidade e não sentirem vergonha, exigindo sempre respeito e o cumprimento de seus direitos.

Como surgiu o Dia do Orgulho LGBT?

O Dia do Orgulho LGBT foi criado em lembrança e em homenagem à Rebelião de Stonewall Inn, um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos.

Em junho de 1969, algumas pessoas da classe, que estavam em um bar frequentado por homossexuais de Nova York, se revoltaram com uma das muitas invasões constantes da polícia de Nova York ao estabelecimento. As autoridades costumavam prender os gays e agredi-los no local.

A partir da revolta da comunidade, vários protestos foram organizados em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970) em combate ao preconceito.