As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 se encerram nesta sexta-feira, 6 de junho, às 23h59. O procedimento deve ser feito exclusivamente por meio da Página do Participante, disponível no site do Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
A taxa de inscrição é de R$ 85 e poderá ser paga até o dia 11 de junho, utilizando Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança. O exame é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil e também permite, nesta edição, a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio, substituindo em parte o Encceja para maiores de 18 anos.
Quem deve se inscrever?
Podem se inscrever no Enem estudantes do 3º ano do ensino médio, concluintes de anos anteriores e pessoas interessadas em utilizar a nota para acesso a programas como Sisu, Prouni e Fies. Além disso, candidatos com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio poderão obter o diploma de conclusão da educação básica por meio da nota do exame, uma das grandes novidades desta edição.
Como fazer a inscrição do Enem 2025?
O processo de inscrição é simples e deve ser feito com atenção. Confira o passo a passo:
1. Acesse a Página do Participante no portal do Inep;
2. Informe seu CPF e data de nascimento;
3. Preencha os dados pessoais, incluindo cor/raça, estado civil e escolaridade;
4. Escolha o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol);
5. Indique se precisa de atendimento especializado ou quer o uso do nome social;
6. Se for o caso, marque a opção para obter o certificado do ensino médio;
7. Escolha a cidade onde deseja fazer a prova;
8. Confirme todos os dados e clique em “Enviar Inscrição”.
Provas e datas do Enem 2025
As provas do Enem 2025 acontecerão em duas datas principais:
- 09 e 16 de novembro, para a maior parte do país.
- 30 de novembro e 7 de dezembro, apenas para candidatos dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à realização da COP30 na capital paraense.
As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, com conteúdo distribuído entre linguagens, ciências humanas, matemática, ciências da natureza e a redação dissertativa-argumentativa, que é obrigatória.
Certificação do Ensino Médio pelo Enem
A principal novidade do Enem 2025 é a possibilidade de obter o diploma do ensino médio diretamente por meio da nota do exame. Essa opção está disponível para candidatos com 18 anos ou mais que não concluíram os estudos. Para isso, é necessário atingir:
- 450 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento
- 500 pontos na redação
A opção deve ser informada no momento da inscrição e substitui, em parte, o papel do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
O que fazer após a inscrição?
Após concluir o cadastro, o participante deve emitir o boleto ou gerar o QR Code para pagamento da taxa. Quem tiver isenção aprovada não precisa pagar. Também é importante acompanhar a Página do Participante para futuras informações, como locais de prova e confirmação da inscrição.
O gabarito oficial das provas objetivas será divulgado até o 10º dia útil após a segunda aplicação.
Enem segue como principal porta de entrada para o ensino superior
Com validade em universidades públicas via Sisu, instituições particulares via Prouni, e possibilidade de uso das notas para financiamento estudantil via Fies, o Enem segue como o exame mais relevante para estudantes que desejam ingressar no ensino superior.
Além disso, algumas instituições estrangeiras também aceitam a nota do Enem como critério de ingresso, reforçando a importância do exame em nível internacional.
Para mais informações e atualizações, acesse:
www.enem.inep.gov.br/participante
