Faltam apenas dois dias para o primeiro turno das Eleições Municipais no Brasil, previsto para o próximo domingo (6), e muitos eleitores indecisos, ou que não apoiam nenhum candidato a prefeito e vereador, procuram saber mais sobre os votos nulos e os votos brancos.
É importante destacar que ambos os votos têm significados diferentes nas eleições.
Voto Branco
Quando o eleitor escolhe votar em branco, ele está sinalizando que não deseja apoiar nenhum dos candidatos ou partidos disponíveis, mas não anula sua participação no processo eleitoral. Nas urnas eletrônicas, há uma opção específica para registrar o voto em branco.
Durante a apuração, esse tipo de voto não é contabilizado como válido, ou seja, ele não interfere diretamente no resultado das eleições. Ele é registrado apenas para fins estatísticos.
Voto Nulo
O voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número inválido, ou seja, que não corresponde a nenhum candidato ou partido. Pode ser um número aleatório ou um número propositalmente incorreto.
Assim como o voto branco, o voto nulo também não é contabilizado como válido, e, portanto, não influencia o resultado da eleição. O voto nulo é considerado um voto inválido e também é registrado apenas para fins estatísticos.
Contabilização
Tanto os votos brancos quanto os nulos não entram no cálculo final da eleição, pois são descartados na contagem dos votos válidos. Apenas os votos válidos (aqueles destinados a candidatos ou partidos) são considerados para determinar quem será eleito.