Eleições 2024

Ruben Lima e Sérgio Miranda registram candidaturas para prefeito de Panelas

A campanha inicia nesta sexta-feira, mas com várias regras, estabelecidas pela Justiça Eleitoral, a serem seguidas pelos candidatos de Panelas, Quipapá e São Benedito do Sul.

Atualizado 1 ano atrás
Ruben Lima e Sérgio Miranda são candidatos a prefeito de Panelas
Ruben Lima e Sérgio Miranda são candidatos a prefeito de Panelas

A disputa pela prefeitura de Panelas, no Agreste pernambucano, terá apenas dois candidatos nas eleições de 2024: o atual prefeito Ruben Lima, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e o ex-prefeito Sérgio Miranda, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Ambos oficializaram suas candidaturas junto à Justiça Eleitoral, marcando o início de uma campanha que promete ser a mais disputada da história recente do município.

O prefeito Ruben Lima concorrerá pelo PSB de João Campos, prefeito de Recife, tendo na sua coligação o Republicanos, partido do Ministro de Portos e Aeroportos do Governo Lula, Silvio Costa Filho. Com o número 40, Ruben Lima é apoiado por sete dos 11 vereadores da atual legislatura, bem como por diversas famílias da classe média e alta da sociedade panelense. Ruben Lima busca a sua reeleição, que, se bem-sucedida, representará a primeira vez que um grupo político antagônico ao de Sérgio Miranda conseguiria dois mandatos consecutivos em quase três décadas.

O ex-prefeito Sérgio Miranda concorrerá pelo PSDB da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, tendo na sua coligação Cidadania, PSD, Podemos e MDB. Com o número 45, Sérgio Miranda vem unindo forças com vários setores da oposição, formando uma frente ampla democrática contra o atual gestor, que, segundo algumas vozes dessa frente, promove perseguição política a opositores.

A partir de hoje (16), a campanha ganhará as ruas e as redes sociais, onde os candidatos tentarão convencer os eleitores de que são a melhor escolha para liderar o município nos próximos quatro anos.

Sérgio Miranda começa a propaganda eleitoral

A Justiça Eleitoral e o Ministério Público realizaram na última quarta-feira (14/8), no fórum de Quipapá, na Mata Sul pernambucana, um encontro de alinhamento com os candidatos a prefeito do município de Panelas. Na ocasião, foram acordadas diversas regras que devem ser seguidas pelas duas candidaturas durante o período de campanha eleitoral.

No encontro, foram definidos, através de sorteio, os dias em que cada coligação poderá realizar os atos públicos de campanha, como comícios, carreatas e passeatas, que devem acontecer em dias alternados. O primeiro dia de campanha ficou com o grupo oposicionista liderado por Sérgio Miranda. Já o grupo de situação, representado pelo prefeito Ruben Lima (PSB), deve iniciar os atos de campanha no sábado (17/8), seguindo o acordo firmado.

Nada de fogos na campanha

Além dos representantes das campanhas políticas de Panelas, os líderes de campanha dos municípios de Quipapá e São Benedito do Sul também participaram da reunião com representantes da Justiça Eleitoral e do Ministério Público. No encontro, foram definidas algumas regras para as campanhas nos três municípios.

Uma das determinações diz respeito ao uso de fogos de estampido, tradicionalmente muito utilizados nos períodos de campanhas eleitorais. Para o pleito deste ano, os municípios estão proibidos de fazer uso deste tipo de fogos. Além da proibição de fogos de artifício, foram vetados também o uso de carro de som fora dos eventos políticos e a colocação de bandeiras em casas e prédios residenciais.