
O primeiro turno das eleições municipais começou às 8h deste domingo (6) em todo o Brasil. Os eleitores que não puderem comparecer aos locais de votação precisam estar atentos a como justificar a ausência, caso contrário, terão que pagar multa.
Segundo a Justiça Eleitoral, a justificativa pode ser feita tanto por meio do aplicativo e-Título quanto por formulário.
No caso do aplicativo, basta clicar na opção “Mais Opções” no menu e selecionar “Justificativa de ausência”. Há também uma opção de “Justificativa presencial”, que mostra os endereços dos locais onde é possível justificar a ausência presencialmente.
Já no caso do formulário, ele deve ser preenchido obrigatoriamente com o número do título eleitoral e os dados pessoais. O documento estará disponível nos locais de votação e também pode ser baixado em arquivo PDF no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os eleitores que não justificarem a ausência no dia da eleição poderão fazê-lo até o dia 5 de dezembro, em relação ao 1º turno, também pelo aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica.
Após o dia da eleição, a justificativa ainda pode ser apresentada ao cartório eleitoral presencialmente ou via correio.
Caso a justificativa não seja aceita ou seja feita fora do prazo, os eleitores deverão pagar multa no valor de R$ 3,51 por turno.