publicade
Eleições 2022

TSE proíbe enquetes e sondagens para as Eleições 2022

De acordo com a nova norma para esses levantamentos, os responsáveis estão sujeitos ao crime de desobediência. Antes, eles eram punidos com multa.

Publicado:


TSE | © José Cruz/Agência Brasil
TSE | © José Cruz/Agência Brasil

Na última segunda-feira (15/8), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu a realização de enquetes ou sondagens sobre as eleições deste ano que acontecem em outubro.

O TSE define enquete ou sondagem como levantamento de opiniões sem a utilização de um método científico. Isso significa dizer que a pesquisa segue uma metodologia própria da ciência, enquanto a enquete apenas faz a sondagem da opinião dos eleitores.

De acordo com a norma, a pesquisa deve ser registrada na Justiça Eleitoral e conter algumas informações obrigatórias, tais como quem contratou a pesquisa e quem pagou com os respectivos números do CPF ou do CNPJ, o valor e a origem dos recursos, a metodologia usada e o período de realização do levantamento.

Fica a cargo do poder de polícia o monitoramento contra a divulgação de enquetes por meio da expedição de ordem para que sejam removidas sob pena de crime de desobediência. Antes da nova norma, esse tipo de levantamento era punido com o pagamento de multa.


Comentários

 
 
 
veja também

Urnas eletrônicas – © Ana Rayssa
Eleições 2022
Partido de Bolsonaro deve pedir anulação das Eleições 2022

O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, tinha afirmado que o partido aguardaria o relatório das Forças Armadas para se posicionar.


Intervenção Federal | © Google Imagens
Eleições 2022
Em nota, Forças Armadas defendem manifestações, mas condenam “excessos”

Os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica divulgaram uma nota conjunta, na manhã desta sexta-feira (11/11).


Alexandre de Moraes | © Reprodução
Eleições 2022
Após receber relatório da Defesa, Moraes exalta as urnas eletrônicas: “Orgulho nacional”

Moraes alega que recebeu com satisfação o ofício, que não atestou nenhum fraude ou inconsistência no processo eleitoral.


Urnas eletrônicas – © Ana Rayssa
Eleições 2022
Relatório do Ministério da Defesa não aponta fraudes nas Eleições 2022

O ofício frustra as expectativas do grupo político de Jair Bolsonaro (PL) que esperava o contrário.


Urnas começam a ser distribuídas em locais de votação em União dos Palmares — © Ilustração
Eleições 2022
Ministério da Defesa deve apresentar hoje relatório de fiscalização do sistema de votação

O ministério publicou, nesta terça-feira (8/11), uma nota, informando que o documento será entregue ao TSE nesta quarta-feira (9).