publicidade
publicidade
Eleições 2022

Termina hoje prazo de inscrição para eleição indireta em Alagoas

O prazo de inscrição de 72 horas antes do pleito eleitoral acontece em cumprimento da determinação do ministro Gilmar Mendes.

Publicado: | Atualizado em 12/05/2022 09:58


Cabo Bebeto, Paulo Dantas e Davi Maia | © Reprodução
Cabo Bebeto, Paulo Dantas e Davi Maia | © Reprodução

Termina hoje (12/05) o prazo de inscrição das chapas que irão disputar a eleição indireta em Alagoas, que acontecerá no próximo domingo (15) e determinará quem será o governador e o vice-governador que irão comandar o Executivo estadual até o final deste ano, após a renúncia de Renan Filho (MDB).

Na última segunda-feira (9), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou a imediata reabertura do prazo para a inscrição no certame eleitoral.

O magistrado decidiu que a eleição indireta deverá acontecer em chapa única, diferentemente do que estava sendo estabelecido pela Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, que possibilitava a escolha individual para cada um dos cargos.

Com a determinação, foi estabelecido um novo prazo de inscrição iniciado às 10 horas do dia 10 de maio (terça-feira), sendo encerrado 72 horas antes do pleito, ou seja, às 13 horas desta quinta-feira.

“O prazo de inscrição da(s) chapa(s) iniciar-se-á às 8:00 (oito) horas da manhã do dia 10 de maio de 2022, findando 72 (setenta e duas) horas antes da data da realização da eleição, às 13:00 (treze) horas do dia 12 de maio de 2022”, destaca a decisão do ministro.

“Encerrado o prazo de inscrição, os pedidos apresentados serão imediatamente publicados no Diário da Assembleia Legislativa, deflagrando-se o prazo improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas para impugnação, nos termos do art. 2º, Parágrafo único, da Lei Estadual nº 8.576/22”, destaca outro trecho da decisão.

Poderão integrar as chapas, como candidatos aos cargos de Governador e Vice-governador, qualquer cidadão ou cidadã, desde que atenda às seguintes condições:

“Ter nacionalidade brasileira; estar no pleno exercício dos direitos políticos; possuir alistamento eleitoral; ter domicílio eleitoral no Estado de Alagoas; estar filiado a partido político; ter idade mínima de 30 (trinta) anos e Não apresentar nenhum das hipóteses de inelegibilidade previstas no art. 14 da CF e na LC 64/1990.”

veja também

Paulo Dantas, Fernando Collor e Rodrigo Cunha | © Reprodução
Eleições 2022
DataSensus: Paulo Dantas lidera pesquisas para o governo em Alagoas

A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (4/07), mostrando o crescimento do atual governador nas eleições deste ano.


Pastor Orisvaldo e Rodrigo Cunha - @Reprodução
Eleições 2022
Rodrigo Cunha se reúne com o presidente da Assembleia de Deus em Alagoas

Também participaram do encontro a senadora em exercício Dra. Eudócia Caldas e a deputada Jó Pereira.


Lula e Bolsonaro | © Ricardo Stuckert e Agência Brasil
Eleições 2022
Lula tem 43% contra 33% de Bolsonaro, diz pesquisa BTG/FSB

Uma diferença de 10 pontos percentuais separam Lula e Bolsonaro.


Renan Filho, Lula, Paulo Dantas e Geraldo Alckmin | © Reprodução
Eleições 2022
Veja os principais momentos da visita de Lula por Alagoas

Autoridades políticas estiveram presentes no evento e acompanharam de perto as declarações do petista.


Flávio Moreno | © Reprodução
Eleições 2022
Flávio Moreno denuncia uso de ônibus escolares para transportar petistas a evento de Lula

O flagrante aconteceu na última sexta-feira (17/06), onde acontecia um evento com a participação do ex-presidente Lula.